Aplicações em Renda Fixa: guia completo para investidores – Hoje em dia, muita gente está buscando aplicações em renda fixa. Com a finalidade de conseguir ganhos reais acima da inflação. Mas é super importante entender como funciona. Para depois investir!

Antes de mais nada, é importante analisar o seu perfil de investidor. Qual o retorno que você busca? Quais as melhores opções do mercado? Muita gente acaba investindo sem se informar e termina se dando mal. Em primeiro lugar, conhecimento e informação são a chave do bom investidor.

Abaixo, tudo para você entender o que são as aplicações de renda fixa. Depois de ler e conhecer bem o assunto, você estará apto para decidir qual a opção que mais combina com você. E, já vai poder começar a investir!

Aplicações de Renda Fixa: Guia completo para Investidores

Antes de mais nada, quando o assunto é dinheiro, é muito normal as pessoas se preocuparem com segurança. Isso porque, não querermos perder o que foi tão difícil de ganhar.

Geralmente, a renda fixa atrai os investidores mais conservadores. Ou seja, é a modalidade de investimentos mais procurada por investidores que buscam segurança. Além, claro, de uma rentabilidade estável. Então, a renda fixa é a parte mais segura de uma carteira de investimentos.

É o tipo de investimento indicado para se iniciar a reserva de emergência. Ou seja, ter uma tranquilidade por saber que o futuro está garantido.

O que são aplicações de Renda Fixa?

Como o nome jeans diz, na renda fixa a rentabilidade será fixada. Com isso, o investidor terá uma rentabilidade previsível. Isso porque tudo é firmado no momento da contratação do investimento.

Na prática, são empréstimos que o investidor faz para uma companhia. Você saberá exatamente, quanto vai receber no futuro.

Nesse sentido, oferecerem mais segurança. São muito indicadas para os investidores iniciantes. Na renda fixa, você consegue aumentar seu patrimônio de forma bastante tranquila. Pois já vai saber com precisão quando e quanto vai receber.

Diferentemente, na renda variável não tem fixação antecipada. Isso quer dizer que o investidor não tem certeza de quando, quanto e se vai receber.

Como funcionam aplicações de Renda Fixa

Quando você investe em renda fixa, basicamente, está emprestando dinheiro para alguém. O dinheiro retornará acrescido de juros. Portanto, essa será a sua rentabilidade.

Na maioria das modalidade de aplicações em Renda fixa, você estará emprestando dinheiro para o governo ou, até mesmo para os bancos.
Existem modalidades de renda fixa, onde quem estará tomando o dinheiro emprestado é uma empresa. Neste último caso, para um setor produtivo, fomentando a criação de empregos.

Seja como for, o dinheiro será utilizado pelas companhias, não faz diferença alguma para você. Logo, o dinheiro emprestado poderá ser utilizado de diversas formas: como capital de giro, para financiar uma obra, para pagar dívidas etc.

A rentabilidade e a garantia do resgate não sofrem qualquer alteração.
Na assinatura do contrato de investimento, estipula-se data do retorno do investimento. E, também, qual será o rendimento do capital.

Tipos de Aplicação de Renda Fixa

Quando você for montar a sua carteira de investimentos, é fundamental entender como tudo funciona. Enfim, conhecer cada taxa de rendimento a fim de escolher aquela que está alinhada aos seus objetivos como investidor. Dentro da Renda Fixa, existem três modalidades diferentes de investimentos:

Títulos prefixados
São aplicações de renda fixa que possuem a taxa de rentabilidade fixa. Esse rendimento se mantará fixo, independentemente das variações do mercado. Super certo e seguro. Nesse caso, você já sabe qual será o seu rendimento e qual a data de resgate do dinheiro investido.
Sem surpresas no resgate. Sem dúvida, ótimo para investir me renda fixa hoje e saber quanto vai render no futuro.

Títulos pós-fixados
Igualmente ao anterior, os juros também são fixados. Mas não num valor exato e sim, numa taxa. As mais utilizadas são Taxa Selic e CDI.

Títulos híbridos
Por fim, um mix das duas versões acima. Uma parte será fixa e outra variável. Geralmente com IPCA.

Quais as melhores aplicações em Renda Fixa

Mas, afinal, qual a melhor opção de aplicação em renda fixa?
Agora você já sabe que investir em renda fixa é bastante vantajoso. Chegou a hora de conhecer as aplicações disponíveis no mercado. 

A poupança é a mais conhecida do público em geral. Mas, certamente, a menos interessante do momento.

Títulos públicos, como o Tesouro Direto, são uma opção mais atrativa do que investir na Poupança. Nesse caso, você estará emprestando dinheiro para o governo.
O investimento poderá ser Tesouro Selic, Tesouro Pré-Fixado ou Tesouro IPCA.

Outra opção é o CDB, normalmente pós-fixado, com rentabilidade entre 70% a 100% do CDI.

E as Letras de Crédito, LCI e LCA, não muito conhecidas. Mas são aplicações em Renda Fixa muito semelhantes ao CDB.

Fintech como opção de Renda Fixa

Uma modalidade de investimentos de renda fixa que está crescendo bastante nas fintechs são as CCBs (Cédulas de Crédito Bancário). As CCBs que têm alguns diferenciais.
São emitidas por uma empresa ou pessoa física em favor de uma instituição financeira. Mas já há um destino certo desse investimento e pode haver uma garantia real em contrapartida (imóvel).
A CCB é atrelada a uma operação de crédito.
Ao investir nisso, você normalmente está emprestando seu dinheiro a uma empresa. Para usar, por exemplo, na expansão de seus negócios, em novos projetos e na geração de novos empregos.

Quer investir em Renda Fixa?

Agora que aprendeu tudo a respeito de Renda Fixa! Que tal investir com segurança?
MatchMoney é um modelo inovador de Fintech! 
Aqui o investidor sabe qual vai ser a rentabilidade. Ou seja, antes mesmo de investir. 

É o imóvel e sua alienação, que vão garantir a operação. Pois se houver inadimplência a MatchMoney irá assumir toda a cobrança. 

Aqui, damos oportunidade para que pequenas e médias empresa da Construção Civil. Assim, em nossa plataforma, elas podem adiantar seu contratos futuros. Isso ajuda a economia do setor crescer. Afinal a geração de empregos depende de todos.

Já que, incentiva o empreendedorismo, a MatchMoney democratiza investimentos seguros e rentáveis.

Depois de ler sobre aplicações em Renda Fixa: Guia Completo para Investidores, que tal começar a investir?
Conheça mais sobre nossos produtos Aqui.

Time MatchMoney



Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter para novidades e promoções exclusivas e ganhe um ebook grátis.