Selic atinge menor nível na história do país

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) definiu a queda Selic (taxa básica de juros) em 0,25 ponto percentual, ou seja, foi de 4,5% para 4,25% ao ano.

Isso significa que esse é o menor nível, desde o início da série histórica, em 1996. A decisão foi unânime, após cinco cortes sequenciais.

Em nota, o Copom comunicou que, por enquanto, deve parar de baixar os juros. “Considerando os efeitos defasados do ciclo de afrouxamento iniciado em julho de 2019, o Comitê vê como adequada a interrupção do processo de flexibilização monetária”, diz a nota.

Os próximos passos, ainda segundo o Copom, dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções, além das expectativas para a inflação.

Em 11 de dezembro de 2019, o Banco Central já havia reduzido a Selic de 5% para 4,5% ao ano.

Com a queda da Selic, qual o melhor investimento
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) definiu a Selic (taxa básica de juros) em 0,25 ponto percentual, ou seja, foi de 4,5% para 4,25% ao ano.

A queda da Selic começou em 2016

Em outubro de 2016, o Banco Central iniciou a uma série de 12 cortes na Selic. Na época, a taxa de juros caiu de 14,25% ao ano para 6,5% ano. Posteriormente, de maio de 2018 até junho de 2019, a taxa foi conservada no mesmo patamar. Passaram-se dez encontros do Copom sem mudanças na Selic. Entretanto, no final de julho do ano passado, o Copom reduziu a Selic em 0,5 ponto percentual, para 6% ao ano. O último corte foi feito em dezembro, de 5% para 4,5% ao ano.

Consequências

  • Juros altos para o consumidor
  • Poupança rendendo menos
  • Selic é referência para outras taxas de juros (financiamentos)

E agora? Onde investir?

O modelo peer-to-peer é a melhor opção de investimento disponível no mercado.
Ele também é conhecido como P2P, onde a pessoa física pode emprestar dinheiro  para pequenos e médios empresários e obter, em troca, juros. Tudo, através de uma  plataforma (Fintechs) para captação e distribuição dos valores.

Na MatchMoney os investimentos P2P tem uma vantagem: é que nossos recebíveis, que são dados em garantia na operação, são pré-fixados, assim conseguimos manter a rentabilidade 4x acima da Selic. Um rendimento excelente, não acha?

Nosso objetivo é dar a maior rentabilidade possível ao nosso investidor e, deixar que os custos sejam arcados pelo tomador.

Quer começar a investir? Conheça mais sobre nossos produtos aqui.

 

 


Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter para novidades e promoções exclusivas e ganhe um ebook grátis.