Nos últimos anos, o Tesouro Direto vem se tornando o cada vez mais o queridinho dos investidores. Tanto pela rentabilidade quanto pela segurança, ele está aos poucos tomando o lugar da Poupança. A facilidade com que as aplicações financeiras podem ser manipuladas também contribuíram bastante.

Mas você sabia que ele não é a única modalidade de investimento altamente rentável e seguro? A Renda Fixa está aí para provar que isso não é exclusividade. A seguir vamos falar um pouco mais a respeito dela, como:

  • O que é?
  • Como funciona?
  • Quais vantagens?

Aprenda o que é Renda Fixa

Ela tem o nome de fixa justamente pela previsibilidade dos seus rendimentos. Dessa forma, ela pode ser mantida em um percentual mensal ou então em taxas como a Selic, a inflação ou outra. O mais comum delas costuma ser o CDI.

Caso você ainda esteja iniciando suas experiências no universo financeiro, o ideal é que a Renda Fixa seja o seu primeiro tipo de investimento. Porque quando ainda se é iniciante, é muito arriscado partir para investimentos mais ousados, como a Bolsa de Valores.

Entre os vários investimentos de renda fixa, podem ser citados: Poupança, Tesouro Direto, CDB e Letra de Câmbio.

Agora que você já aprendeu o que é a Renda Fixa, vamos ensinar como é o funcionamento dela.

Como ela funciona

De forma bem resumida, é como se você estivesse emprestando seu dinheiro ao emissor. Ele pode ser usado para pagar dívidas, financiar projetos ou também desenvolver setores como o agronegócio ou o setor imobiliário.

Para compensar, você recebe uma taxa de rentabilidade a ser definida no momento da compra. Essa taxa varia de acordo com o tipo de investimento que for escolhido. Como falamos anteriormente, o mais comum é o CDI, que é próximo da taxa básica de juros.

Caso você queira comparar os rendimentos dos diferentes tipos de investimentos de Renda Fixa, existem plataformas como o Yubb, que possibilitam que você faça esse acompanhamento.

Quanto maior o prazo escolhido por você, maior será o seu rendimento. Já em investimentos de curto prazo é quase impossível fugir do rendimento básico.

Vantagens

Os investimentos de Renda Fixa possuem inúmeras vantagens, entre elas:

  • Isenção de impostos:  É o caso da LCI e LCA, que podem apresentar rendimentos maiores que os demais.
  • Acessibilidade: Para quem está começando, é possível iniciar com valores de entre R$ 30,00 e R$ 100,00.
  • Segurança: Por terem garantia do Fundo Garantidor de Crédito, boa parte deles é tão ou mais seguro que a Poupança.
  • Rentabilidade: Quanto a isso você não precisa se preocupar, por ser fixa e constante, a rentabilidade da Renda Fixa é perfeita para quem busca formar patrimônio.

Dito isso, cabe apenas a você decidir se vai continuar investindo no Tesouro Direto ou se vai dar uma chance para a Renda Fixa.
Caso você queira fazer seu dinheiro valer de verdade, clique aqui e conheça os investimentos da Matchmoney.

Conheça nossas opções de investimento aqui.


Comentários

Um comentário em “Descubra agora o que rende mais do que Tesouro Direto

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter para novidades e promoções exclusivas e ganhe um ebook grátis.