Fundos multimercado – quem lida com investimentos sabe que o mercado é feito de altas e baixas. Se antes os fundos multimercados eram considerados fáceis por muitos gestores, hoje a realidade é outra. Segundo um levantamento recente, entre os meses de janeiro e julho deste ano, mais de 500 aplicações desta categoria entregaram rendimentos menores que os das cadernetas de poupança.

De acordo com Ricardo Rochman, da Fundação Getúlio Vargas, os investidores devem ficar mais atentos daqui para frente, visto que há previsão de novas quedas nos juros. Ele ainda diz que o melhor jeito do fundo ser analisado é prestar atenção nas  taxas de administração e usar o CDI como referência de rentabilidade.

Pessoas que optaram pelos fundos multimercado recentemente admitem que deveriam ter ficado mais atentas a esse tipo de investimento. Porém, algumas também falam que é muito cedo para dizer se o negócio foi bom ou não.

Quem lida com investimentos sabe que o mercado é feito de altas e baixas. Conheça a MatchMoney - Investir em Fintech com garantia.

Para William Eid, do Centro de Estudo de Finanças da FGV, o problema não são as taxas cobradas por esse tipo de fundo, mas sim a baixa rentabilidade deles. Ele ainda diz que esses 500 fundos mencionados não representam nem 15% dos fundos analisados.

Já Sandra Blanco, da Órama, comenta que nosso país deve ir pelo mesmo caminho dos EUA: reduzir as taxas de administração das ações e dos fundos multimercados. Segundo a consultora de investimentos, a cobrança de 2% para fundos mais voláteis é compreensível se levarmos em conta que esse dinheiro é que paga a gestora.

Também há quem considere normal que parte dos fundos não tenham se saído tão bem. É o caso do vice-presidente da Anbima, Carlos André, para ele a análise é precipitada e deve ser feita após um período de tempo maior.

Vale ressaltar que os fundos multimercados são uma opção para aqueles investidores que estão pensando em deixar a caderneta de poupança e assumir um pouco mais de risco. Com eles é possível dar uma variada entre as proporções das classes de ativos dos investimentos a fim de alcançar os resultados esperados.

Quer começar a investir? Conheça mais sobre nossos produtos aqui.


Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter para novidades e promoções exclusivas e ganhe um ebook grátis.