Investir na Poupança ou no Tesouro Direto? Conheça as vantagens e desvantagens de investir na poupança e no tesouro direto. Ambos, recomendados para iniciantes e para investidores com perfil conservador.

Antes de fazer comparativos e levantar conclusões sobre investir na poupança ou no tesouro direto, é importante saber como funcionam os rendimentos de cada uma dessas opções. Com as características de cada uma, é mais fácil definir qual é melhor para o seu objetivo e perfil.

Poupança

A poupança, também conhecida como caderneta de poupança, é a modalidade de investimento mais antiga. Com isso, a mais conhecida, no mercado brasileiro.
A facilidade de acesso, também torna essa modalidade muito popular pois pode ser aberta por qualquer pessoa em uma agência bancária, por meio de um gerente.
Ela funciona como uma conta bancária, porém com funções limitadas.

O rendimento da poupança é mensal, sendo atualizado sempre na data de abertura (aniversário). As regras de rendimento da poupança mudaram em maio de 2012. Sempre que a Selic (taxa básica de juros) estiver em 8,5% ou menos ao ano, a poupança rende 70% da Selic, mais a TR (Taxa Referencial). Para os depósitos feitos antes de 3 de maio de 2012, o rendimento continua sendo o antigo, de 0,5% ao mês (ou 6,17% ao ano), mais a variação da TR (Taxa Referencial, calculada e divulgada diariamente pelo Banco Central).

Ao deixar o seu dinheiro na caderneta, você pode resgatá-lo a qualquer momento. Os juros da poupança, que consistem no seu rendimento, são repassados a cada ciclo de 30 dias. Esse período é conhecido como aniversário da poupança

Vantagens e desvantagens

Poupar dinheiro não é sinônimo de poupança! Entretanto, hoje em dia, é uma opção para quem deseja guardar dinheiro, sem fazê-lo render.
Sua principal desvantagem é que seu retorno de investimento é muito baixo e, na maioria das vezes, não costuma sequer superar a inflação.

Por outro lado, suas vantagens são: a poupança é simples, descomplicada e acessível. Qualquer pessoa consegue abrir uma conta bancária do tipo. Além disso, não há cobrança de taxas, nem mesmo de manutenção da conta.

Portanto, a poupança é a opção de investimento em Renda Fixa, com menor taxa de rentabilidade. Hoje, é o pior investimento existente no mercado financeiro.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3 para venda de títulos públicos federais. Feito para pessoas físicas, de forma 100% online.

Com ele, o investidor pessoa física pode adquirir títulos da dívida federal, com risco mínimo e rendimento superior à poupança. Ou seja, colocar dinheiro no Tesouro Direto significa emprestar esse valor ao governo.

Esses títulos podem ser prefixados, com um juro anual definido antes da aplicação, ou pós-fixados, com um juro fixo anual mais a variação de um indexador. Por exemplo, o IPCA(essa sigla designa o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que é considerado como a inflação oficial do país) ou a Selic(são os juros básicos da economia, definidos pelo Banco Central para controlar o crédito e domar a inflação ou impulsionar a economia).

Mas é possível comprar os títulos diretamente pelo sistema do Tesouro Direto diretamente na sua corretora ou no seu banco de investimentos.

A rentabilidade do Tesouro Direto varia conforme os juros básicos da economia. Eles são regidos pela Taxa Selic, definida pelo Banco Central para o controle do crédito no mercado nacional. Também, pelo IPCA, que é o índice oficial do Governo Federal para medição das metas inflacionárias.

Vantagens e desvantagens

Esse tipo de título é mais indicado para investimento de longo de prazo e como reserva de emergência. Além disso, ele é recomendado para investidores com mais conhecimento sobre o mercado.
A principal vantagem dessa modalidade de investimento é que você só precisa ter acesso à internet e uma conta em uma instituição financeira. E, é considerado como um investimento de baixo risco porque ele é emitido pelo governo, que é o órgão máximo do país.
Ao passo que, em relação às desvantagens a rentabilidade do Tesouro Direto, só é garantida para manter o título até o prazo de vencimento. Além das taxas e impostos que incidem e tomam parte de sua rentabilidade.

Quer diversificar seu portfólio?

Agora que aprendeu que agora é a hora é de investir em imóveis! Que tal investir com a segurança da garantia de um imóvel?
MatchMoney é um modelo inovador de Fintech! 
Acima de tudo, um imóvel vai garantir a sua operação de investimento.  

Aqui, damos oportunidade para que pequenas e médias empresa da Construção Civil. Assim, em nossa plataforma, elas podem adiantar seu contratos futuros. De fato, isso ajuda a economia do setor crescer. Afinal a geração de empregos depende de todos.

Já que, incentiva o empreendedorismo, a MatchMoney democratiza investimentos seguros e rentáveis.


Conheça mais sobre nossos produtos Aqui.

Time MatchMoney



Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter para novidades e promoções exclusivas e ganhe um ebook grátis.