2021 chegou: como se preparar

Parecia que 2020 não ia terminar nunca, não é mesmo? Pois bem, terminou. Agora, com a chegada de 2021, você deve estar pensando em como vai se preparar para mais um ano de desafios e oportunidades. Então, o que acha de planejar desde agora para alocar seus gastos e investimentos da maneira correta nestes próximos 12 meses?

A seguir, te ajudaremos a deixar 2021 na ponta do lápis não só com dicas, mas também com uma planilha perfeita para você controlar seus gastos e colocar seu ano em ordem.

Acesse nossa planilha de Planejamento Financeiro Pessoal

Pense em termos de curto, médio e longo prazo

Quer começar o ano a todo vapor, com compras extravagantes e uma bela reforma para marcar bem o início de um novo ciclo? Muita calma nessa hora. Já parou para pensar em quais despesas você pode ter ao longo do ano?

A dica é justamente essa: separe os seus gastos esperados em curto, médio e longo prazo. Assim, você não é pego de surpresa ao perceber que se apertou no momento do ano em que mais precisava de recursos.

Fazemos assim: considere curto prazo 1 a 3 meses, médio, cerca de 4 a 8 meses e longo prazo quase 1 ano ou até um pouco mais que isso. Em seguida, pense no que você pretende realizar nesses períodos e o quanto isso pode lhe custar financeiramente. Então, poupe e invista de acordo.

Por exemplo, você planeja uma viagem no meio do ano? Seria interessante poupar no começo do ano, engordando sua reserva de segurança – conceito fundamental que sempre abordamos aqui. Além disso, você poderia investir em um ativo que vá ser resgatado logo antes dessa data. Assim, teria bastante folga para não se apertar logo nas tão esperadas férias.

Olhe para o passado para enxergar o futuro

Mas quer dizer que você não tem nada muito específico planejado para o ano e não sabe por onde começar? Bem, comece pelo passado.

Por mais que um ano novo sempre promete novos rumos e por mais que tenhamos convicção que 2021 será melhor que o duro 2020 que enfrentamos, é simplesmente natural que muitos padrões se repitam de um ano para outro. Então, analise seus gastos do ano passado, ignorando emergências e ocasiões especiais, e veja onde faltou dinheiro e onde você poderia economizar. Simples assim: é só aprendermos com nossas dificuldades.

Por fim, se precisar de uma ajuda a mais para realizar seu controle de gastos anual, deixamos aqui a planilha que prometemos no início deste artigo. Agora não tem mais desculpa, certo?

Quer investir em Renda Fixa?

Agora que 2021 chegou e você já sabe como se preparar, que tal investir com a segurança da garantia de um imóvel?
MatchMoney é um modelo inovador de Fintech! 
É o imóvel que vai garantir a sua operação de investimento.  

Aqui, damos oportunidade para que pequenas e médias empresa da Construção Civil. Assim, em nossa plataforma, elas podem adiantar seu contratos futuros. Isso ajuda a economia do setor crescer. Afinal a geração de empregos depende de todos.

Já que, incentiva o empreendedorismo, a MatchMoney democratiza investimentos seguros e rentáveis.


Conheça mais sobre nossos produtos Aqui.

Time MatchMoney

Comentários