Black Friday 2022: 5 dicas para aproveitar as ofertas de maneira inteligente

A Black Friday 2022 está chegando. Sucesso no Brasil e no mundo, a data é conhecida por movimentar o comércio e oferecer os maiores descontos e ofertas do ano. Dos pequenos aos grandes lojistas, praticamente todos os negócios de varejo promovem ações em torno do evento, que acontece na última sexta-feira do mês de novembro.

A Black Friday 2022 é uma excelente oportunidade para os consumidores que fazem um planejamento e se organizam financeiramente para fazer compras nessa data. No entanto, ela também é um momento onde muitas pessoas acabam comprando o que não precisam, com o dinheiro que não têm.

Por isso, no artigo de hoje, separamos 5 dicas importantes para você aproveitar a Black Friday 2022 de maneira inteligente e estratégica.

O que é a Black Friday?

O termo Black Friday é uma expressão, em inglês, que significa Sexta-Feira Negra. Ele foi criado na década de 1980, nos Estados Unidos, para marcar o início das compras de fim de ano. Assim, o evento promove uma série de descontos em produtos e, em 2022, ocorre no dia 25 de novembro.

A Black Friday é, portanto, uma das datas mais importantes para o comércio varejista brasileiro, sendo a segunda data mais rentável para o comércio online, atrás apenas do Natal.

5 dicas para aproveitar a Black Friday 2022

Gastar mais do que tem, cair em golpes e comprar coisas desnecessárias somente pela oferta ou desconto são alguns dos riscos que os consumidores correm durante a Black Friday. Por isso, separamos 5 dicas importantes para que você possa aproveitar as ofertas da Black Friday 2022 de maneira inteligente.

Confira a seguir:

1. Planeje o que vai comprar e estabeleça um orçamento

O planejamento é um dos pilares mais importantes da vida financeira. Por isso, para não correr o risco de gastar mais do que tem, é fundamental que você analise suas finanças antes da Black Friday 2022 e estabeleça um orçamento de gastos dentro da sua realidade financeira.

O ideal é que esse planejamento seja feito com alguns meses de antecedência, especialmente se as compras se referem a itens de maior valor, como eletrônicos e eletrodomésticos, por exemplo.

Essa dica é fundamental para que você não caia na tentação de comprar coisas que não precisa apenas porque estão em oferta. Afinal, compras por impulso acabam sempre prejudicando seu planejamento financeiro e suas metas.

2. Acompanhe os preços antes da Black Friday

Uma dica importante para quem deseja fazer compras com descontos reais na Black Friday 2022 é acompanhar os preços dos produtos que deseja comprar durante algumas semanas ou até meses antes do evento. Isso porque muitos donos de lojas aumentam os preços de forma excessiva nos meses anteriores para baixar de novo em novembro. Ou seja: na prática o desconto não é real.

Para acompanhar esse tipo de movimentação, é possível usar sites como Buscapé e Zoom, que verificam o preço de um produto ao longo do tempo. Além disso, é possível identificar a oscilação do preço do produto e a sua variação em diversas lojas.

3. Fique de olho nas grandes lojas e na segurança dos sites

O grande sucesso de vendas que a Black Friday promove traz consigo a maldade dos oportunistas que se aproveitam da data para aplicar golpes. Assim, para se proteger deste tipo de perigo é bom ficar de olho em grandes marcas e em e-commerces conhecidos, como Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza, Americanas, Casas Bahia, etc.

Além de serem conhecidos, estes varejistas oferecem segurança e garantia para compras realizadas em seus sites. Aliás, muitos deles oferecem preços e promoções diferenciadas em todo o mês de novembro, não apenas no dia do evento.

Verificar a segurança do site onde você está comprando é outro ponto fundamental para fugir de golpes na Black Friday 2022. Alguns pontos que você deve observar nestas plataformas são: símbolo de cadeado na barra de endereço, https que garante a segurança aparecendo antes do endereço do site e evite usar as mesmas senhas criadas para redes sociais ou e-mails.

4. Conheça os direitos do consumidor

Outra dica importante para evitar golpes e práticas abusivas é conhecer os seus direitos como consumidor. No ano passado, 703 reclamações foram registradas no Procon-SP na data, sendo os principais motivos relacionados a entrega de produtos, pedido cancelado, mudança de preço, “maquiagem” de desconto e indisponibilidade do produto ou serviço.

Assim, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o consumidor tem o direito de receber informações transparentes sobre quantidade, características, composição, qualidade e preço do produto ou serviço. Além disso, vale lembrar que, caso o cliente se arrependa da compra realizada pela internet ou fora do estabelecimento comercial, poderá desistir, no prazo de sete dias contados da aquisição ou do recebimento do bem, sem qualquer justificativa.

5. Opte por pagar com cartão de crédito

O cartão de crédito é o meio mais seguro para realizar pagamentos na Black Friday 2022, pois é também a forma mais rápida e garantida de cancelamento de compra. Fique atento se o site aceitar apenas pagamento em boleto ou Pix, essa é uma forma comum de aplicar golpes.

Por isso, neste caso, o cartão de crédito pode ser um grande aliado do consumidor na hora das compras. Além disso, muitas operadoras de cartão já oferecem a opção do cartão virtual, o que evita o risco de que seus dados fiquem salvos na plataforma, uma vez que ele pode ser facilmente descartado após a realização do pagamento.

Se você está em busca de ajuda para fazer seu dinheiro render mais para poder aproveitar oportunidades de compra como a Black Friday 2022, a MatchMoney possui opções de investimento com alta rentabilidade e segurança garantida. Clique aqui e faça uma simulação agora mesmo.

Receba conteúdos
exclusivos no seu e-mail