Planejamento e estratégia são fundamentais para garantir o sucesso do seu negócio. Entenda quais são os principais pontos que você deve analisar para manter a saúde financeira da sua construtora neste novo ano.

Depois de quase 2 anos sofrendo as consequências econômicas da pandemia, parece que a fase mais crítica da crise ocasionada pelo COVID-19 foi superada. Ainda assim, alguns movimentos do mercado financeiro fazem com que a situação permaneça instável.

A alta do dólar e da inflação, unida à crise financeira internacional faz com que o cenário para 2022 permaneça incerto. Por isso, no artigo de hoje trazemos informações para ajudar você a realizar um planejamento estratégico. Continue lendo e descubra como garantir a saúde financeira da sua construtora no próximo ano.

O que é planejamento financeiro?

O planejamento financeiro faz parte do plano de negócios. Portanto, ele é responsável pela saúde financeira da empresa, mostrando a melhor direção a ser seguida.

Com o objetivo de tornar o negócio mais rentável, estabilizado e consolidado, o planejamento financeiro oferece ferramentas importantes de gestão. Além disso, este documento fornece o suporte necessário aos gestores. Desta forma, eles têm condições de atingir as metas estabelecidas.

Assim, um bom planejamento é essencial para manter o fluxo de caixa e os recursos necessários para expansão e crescimento da construtora ou incorporadora. Afinal, garantir o melhor aproveitamento dos recursos financeiros é o que proporciona saúde financeira ao negócio.

Como o planejamento contribui para a saúde financeira da empresa?

Apenas um planejamento sólido e bem construído oferece segurança para que uma empresa possa dar passos firmes. Assim, não importa quais sejam os objetivos específicos, sem planejamento fica mais difícil saber qual direção seguir para atingir as metas.

O planejamento financeiro promove o desenvolvimento econômico sustentável do seu negócio. Além disso, a aplicação dos recursos é feita de maneira mais inteligente e assertiva, viabilizando a tomada de decisões conscientes.

Isso tudo só é possível a partir de uma análise criteriosa do cenário interno e externo. Com o planejamento financeiro bem construído, a empresa tem muito mais chances de enfrentar crises ou situações imprevistas. Assim, mesmo diante de cenários que provocam instabilidade econômica, o negócio consegue manter sua saúde financeira.

Alguns dos principais benefícios do planejamento financeiro são:

  • Maior eficiência na gestão;
  • Diminuição de riscos;
  • Previsibilidade;
  • Redução de gastos.

6 passos para manter a saúde financeira do seu negócio

A gestão financeira é um dos maiores desafios identificados entre os empreendedores. Apesar disso, como já vimos, ela é essencial para uma gestão eficiente. Portanto, a seguir, apresentamos 6 passos para ajudar você na hora de realizar o planejamento financeiro da sua construtora ou incorporadora. Eles ajudarão a manter a saúde financeira da sua empresa em 2022.

1. Faça um diagnóstico da saúde financeira da sua empresa

A análise do cenário atual é o ponto de partida para o seu planejamento financeiro. Assim como acontece em uma consulta médica, você deve realizar um diagnóstico a partir dos sintomas identificados.

Isso significa que o gestor precisa entender como o dinheiro é administrado para projetar as próximas ações. Além disso, é preciso fazer o levantamento de algumas informações básicas como:

  • montante disponível em caixa;
  • valor das contas a pagar;
  • valor das contas a receber;
  • prazos e vencimentos das contas.

A partir destas informações é possível identificar falhas, gargalos e melhorias que podem ser implementadas na gestão dos recursos financeiros. Além disso, devemos levar em consideração o tempo de mercado da empresa, o perfil do negócio, o público-alvo e a comunicação.

O levantamento destes elementos é essencial, em primeiro lugar, para tornar possível uma análise criteriosa e realista acerca da saúde financeira da construtora. Em seguida, é preciso fazer um mapeamento dos ativos e passivos, realizando um balanço patrimonial da empresa.

2. Faça um levantamento das suas despesas

Elencar os custos fixos e variáveis é outra etapa primordial para um planejamento que resulta em saúde financeira para o seu negócio. Para isso, você precisa rastrear todas as despesas que recaem sobre o caixa da empresa.

A estrutura de gastos bem detalhada fornece informações importantes para o planejamento. Afinal, a partir destas informações identificamos onde o dinheiro está sendo desperdiçado e quais são os gastos que podem ser diminuídos ou cortados.

3. Analise o seu mercado de atuação

Acompanhar e estudar o mercado de atuação onde estão inseridas as construtoras e incorporadoras é um elemento essencial para qualquer planejamento. Por isso, quando buscamos saúde financeira para o negócio também é necessário observar a atuação dos concorrentes.

Identificar potencialidades e fraquezas e, mais importante, entender a forma como a comunicação com o público-alvo é realizada faz parte da construção deste planejamento financeiro.

4. Faça uma revisão dos preços praticados

A economia brasileira e internacional tem sofrido nos últimos tempos. Assim, é imprescindível à saúde financeira de qualquer negócio que os valores cobrados sejam periodicamente revisados.

Como parte do planejamento financeiro, portanto, a precificação deve ser observada e ajustada sempre que necessário. Para isso, é preciso estar atento à margem de lucro e ao custo de produção.

5. Projete os gastos e recebimentos considerando as variáveis

Este tipo de projeção deve ser planejada para cenários de curto, médio e longo prazo. Observando, pois, os cenários e os resultados vividos nos últimos anos é possível fazer esta estimativa.

Assim, é importante considerar as diversas variáveis que podem surgir, como a pandemia vivida nos últimos 2 anos. Portanto, é necessário ter um plano A e um plano B, acompanhando as previsões dos especialistas e contando sempre com a incerteza própria do cenário econômico.

6. Defina metas financeiras realistas

As metas nunca podem comprometer a saúde financeira da empresa. Por isso, o planejamento deve estabelecer os resultados financeiros e os prazos da maneira mais realista possível.

Apesar de realistas, as metas não podem deixar de ser desafiadoras, pois esta é a motivação que engaja os colaboradores a alcançarem o objetivo proposto. Em conclusão, aumentar o faturamento, elevar o número de clientes e lançar um novo empreendimento podem estar entre as metas da sua construtora ou loteadora.

Sejam quais forem as metas da sua empresa, você pode contar com a MatchMoney para realizá-las. Clique aqui para saber mais sobre crédito acessível e sem burocracia para construtoras e incorporadoras.

Comentários