Modelo Bullet: quais as vantagens deste tipo de investimento?

O Modelo Bullet é um tipo de estratégia que existe dentro das operações do mercado financeiro. Muitas pessoas já têm consciência de que a poupança não é o melhor lugar para aplicar seu dinheiro a longo prazo. No entanto, quando se fala de rentabilidade e segurança, as opções parecem um pouco limitadas.

Por isso, no artigo de hoje, vamos apresentar o modelo Bullet. Além disso, vamos mostrar as vantagens dessa estratégia de investimento e como ela pode complementar o seu portfólio e ajudar você a alcançar seus objetivos.

O que é o modelo Bullet?

O modelo Bullet, como sugere o nome, originário do inglês e traduzido como “bala”, é uma estratégia com um alvo definido para ser atingido através das operações financeiras realizadas. Ou seja, o investidor pretende investir em um segmento específico da curva de juros. Assim, a estratégia pode ser aplicada tanto em produtos de renda fixa quanto na renda variável.

No entanto, o modelo Bullet é mais comumente utilizado em produtos de renda fixa, onde o rendimento do investimento é pré-determinado e pago ao final do prazo combinado. Nessa modalidade de investimento, a rentabilidade é fixa, assim o investidor já sabe o quanto vai receber desde o começo.

Como se aplica o modelo na renda variável?

A operação do modelo Bullet em produtos de renda variável é um pouco mais complexa do que na renda fixa. Primeiramente, a abordagem exige uma afinidade com o mercado de renda variável. Assim, diferentemente dos títulos de renda fixa, nesse caso, as ações não apresentam uma data de vencimento.

Por isso, o mais comum é que seja aplicada uma variação do modelo Bullet com derivativos. Nesse sentido, a ideia é comprar opções de venda (Put) e vender opções de compra (Call) com o mesmo preço de exercício. Esse tipo de movimento permite que haja ganho de capital sem que a ação seja desvalorizada.

Como funciona essa estratégia na renda fixa?

Na renda fixa, o modelo Bullet consiste em comprar títulos, que podem ser adquiridos em diferentes momentos, com a mesma data de vencimento. Do mesmo modo, o investidor pode adicionar, ao longo do tempo, um capital maior ao título de vencimento longo já adquirido.

Nesse sentido, este tipo de estratégia se mostra muito útil para a construção de uma aposentadoria, por exemplo. Além disso, pode ser utilizada para outros objetivos de longo prazo, como o pagamento de uma faculdade ou a troca de um automóvel.

Ainda que o investidor opte por adicionar capital ao investimento ao longo do tempo, o recebimento dos lucros será feito de uma só vez na data do vencimento. Ou seja, o modelo Bullet não traz o risco das oscilações e surpresas, pois seu rendimento é seguro e garantido no momento do investimento.

Quais são as vantagens do modelo Bullet?

O modelo Bullet pode ser considerado uma estratégia compatível com investidores conservadores. A grande vantagem está no fato de que é possível obter uma lucratividade acima da média, com bastante segurança no investimento.

Em outras palavras, basta manter o investimento até a data de vencimento para receber o rendimento acordado inicialmente. A estratégia é orientada a longo prazo e também existe a vantagem de poder fazer aportes em diferentes momentos.

Quais são as desvantagens dessa estratégia?

Considerando a rentabilidade garantida e o baixo índice de riscos, a única desvantagem do modelo Bullet é ter de deixar o investimento parado até a data do vencimento para receber os lucros acordados no contrato.

A lucratividade será mais baixa caso o investidor queira ou precise retirar o investimento antes da data de vencimento.

Qual o principal objetivo do modelo Bullet?

O principal objetivo de quem utiliza o modelo Bullet como estratégia de investimento é se proteger da oscilação das taxas de juros e da volatilidade que elas causam no mercado financeiro.

Assim, não se trata de uma estratégia de ataque ou ofensiva, mas de proteção contra o risco da taxa de juros. O investidor que opta por agregar produtos do modelo Bullet ao seu portfólio normalmente está se programando para ter o dinheiro que precisa em um momento específico. A ida de um filho para a faculdade, por exemplo, é um caso que se aplica a este tipo de estratégia.

Como começar a investir através desta estratégia?

O primeiro passo para quem deseja investir através do modelo Bullet é avaliar o seu perfil de investidor para entender se essa estratégia se adequa ao seu portfólio e aos seus objetivos. Em primeiro lugar, o investidor deve entender que este tipo de investimento não tem liquidez imediata e prevê um longo prazo de vencimento.

Se você deseja começar a investir através do modelo Bullet, a MatchMoney tem uma oportunidade incrível para você fazer parte de um empreendimento imobiliário real. Com um investimento a partir de R$ 1.000,00 você pode obter um retorno de 19,56 a 90,07% ao final.

Assim, você pode deixar seu dinheiro rendendo acima da poupança, de forma segura e garantida, ao mesmo tempo em que apoia o mercado da construção civil, um dos pilares da economia nacional e maior gerador de empregos do país!

Ficou interessado? Clique aqui, conheça nossa parceria com a Nordex e faça uma simulação do seu investimento.

Receba conteúdos
exclusivos no seu e-mail