Redação MatchMoney
2 anos atrás
4 min de leitura
O Open Finance é uma das grandes evoluções do sistema financeiro. Com inúmeras novas tecnologias, o universo das finanças tem sido transformado e renovado, beneficiando o usuário cada vez mais.
Depois da inovação das criptomoedas e do crescimento de negócios baseados em blockchain, o Open Finance surge para romper novas barreiras burocráticas e oferecer ainda mais competitividade ao mercado.
Todos estes movimentos convergem para a expansão dos canais digitais nas instituições financeiras e para a maior liberdade dos usuários. Se você quer saber mais sobre o Open Finance e seus benefícios, continue lendo o artigo de hoje.
Você verá nesse conteúdo:
Open Finance é o processo de compartilhamento voluntário de dados empresariais, bancários, financeiros e comerciais de uma empresa, empreendedor ou pessoa física por meio de uma plataforma apropriada para uma comunidade restrita.
Ou seja, o processo permite que clientes de um banco (ou de uma fintech, corretora, companhias de câmbio, fundos de previdência etc) tenham liberdade para pegar seu histórico financeiro e levar para onde quiserem. Assim, não existe mais a necessidade de iniciar um relacionamento do zero com uma nova instituição financeira.
Por exemplo: se você hoje é cliente de um banco X, mas deseja fazer um empréstimo com o banco Y, porque ele oferece taxas mais competitivas e condições mais vantajosas, talvez seja difícil conseguir, pois o banco Y não possui informações sobre você. No entanto, com o Open Finance isso se torna muito mais possível. Você pode levar todo o seu histórico e dados do banco X para o banco Y e, assim, oferecer certa garantia e credibilidade.
Em resumo, o Open Finance se refere a um sistema financeiro aberto, competitivo e inovador, com muito mais possibilidades de acesso a serviços financeiros personalizados.
O Open Finance é uma evolução do Open Banking, que marca a abertura de todo o sistema financeiro para o compartilhamento de dados e a criação de novas soluções para pessoas físicas e jurídicas. Na prática, o Open Finance é uma nova fase do Open Banking, tornando os dois conceitos complementares.
Assim, para além dos bancos e fintechs, a principal novidade do Open Finance em relação ao Open Banking é a abertura do sistema para outros serviços financeiros, como seguros e investimentos. Portanto, embora ambos tratem do compartilhamento voluntário de dados, o Open Banking é apenas um sistema bancário aberto, enquanto o Open Finance diz respeito à abertura de dados de todo o ecossistema financeiro.
As regras e o processo de implementação do programa foram estabelecidos pelo Banco Central para garantir a segurança no compartilhamento de dados. Por isso, as instituições que desejam aderir ao Open Finance passam por um processo de certificação funcional das APIs dos produtos financeiros que serão compartilhados, garantindo a qualidade e a segurança do compartilhamento de dados.
Na prática, é o usuário quem decide quais informações serão compartilhadas, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Assim, cada pessoa pode optar, através do canal digital da instituição financeira da qual é cliente, pelo compartilhamento de seus dados.
Com os dados, as instituições financeiras podem receber ofertas de serviços financeiros de acordo com o perfil do cliente, como empréstimos com taxa de juros menores e melhores condições de investimentos.
Entre as principais vantagens do Open Finance, podemos citar:
Com o Open Finance é o usuário quem está no controle de seus dados. Ou seja, você leva suas informações para onde quiser. Sabemos que a burocracia é uma grande barreira que se impõe na hora que você decide mudar de banco ou corretora. Com o compartilhamento de dados, no entanto, é possível fazer isso de forma prática, rápida e segura.
Além da praticidade na migração de instituições financeiras e no acesso às suas informações, com o Open Finance você também tem acesso a linhas de crédito customizadas, com custos menores e condições mais favoráveis de pagamento. Além disso, por ter mais autonomia na gestão de dados, você também garante maior transparência no processo.
Em função de toda essa autonomia e desburocratização na migração de instituições financeiras, a concorrência torna-se maior e, portanto, o efeito é uma maior velocidade e facilidade nos processos de transações financeiras. Com a redução de barreiras para a entrada de novos serviços e produtos, o ambiente se torna mais competitivo, o que só traz vantagens para o usuário.
O sistema do Open Finance foi criado pelo Banco Central para garantir a autenticidade das instituições participantes e a segurança do compartilhamento dos dados de seus clientes. Por isso, de acordo com o BC, as instituições participantes devem cumprir uma série de requisitos para garantir a autenticidade, a segurança e o sigilo das informações compartilhadas.
Assim, além de contar com a segurança garantida do sistema, você tem a autonomia de escolher os dados que quer compartilhar, por quanto tempo e com qual instituição. Não é, portanto, como se os seus dados estivessem disponíveis livremente a qualquer um na internet. É você quem autoriza o acesso às informações.
Se você deseja conhecer opções de investimento seguras e rentáveis, a MatchMoney é uma fintech com menos burocracia e mais rentabilidade, interessada em conhecer você e ajudar o seu dinheiro a render ainda mais. Clique aqui para fazer uma simulação.