O começo de todo negócio geralmente é muito parecido: oportunidade, entusiasmo e muita vontade. Com o passar do tempo, no entanto, algumas dificuldades começam a aparecer. Se crescer no mercado da construção civil é um desafio, para pequenas e médias construtoras este é um obstáculo ainda maior.

Embora o pontapé inicial seja sempre muito bem motivado, o impulso nem sempre é capaz de perpetuar por muito tempo. Assim, diante dos contratempos que surgem durante a caminhada, é normal que pequenas e médias construtoras se vejam estagnadas em algum momento.

Para ajudar você a mudar o cenário da sua empresa, reunimos algumas dicas valiosas que podem contribuir para o crescimento de pequenas e médias construtoras. Por isso, continue lendo para saber mais.

É difícil crescer no mercado da construção civil?

O mercado da construção civil é dominado por grandes incorporadoras. Entretanto, isso não significa que não haja espaço para a atuação de pequenas e médias construtoras. O cenário que envolve as empresas de pequeno e médio porte revela um mercado competitivo. Assim, para se destacar é preciso apresentar algum diferencial.

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de metade das empresas abertas no Brasil fecham as portas antes de completarem 5 anos de vida.

Da mesma forma, um estudo do Sebrae revelou que 50% dos pequenos empresários são incapazes de identificar se estão tendo lucro ou prejuízo em seus negócios. Além disso, existe um percentual significativo – de 30% – de empresas que encerram suas atividades antes do segundo ano de atuação.

Apesar destas informações, no entanto, existe um grande potencial entre os empreendedores brasileiro. Uma pesquisa realizada pela Endeavor (organização referência em fomento ao empreendedorismo no Brasil) mostrou que a taxa de sucesso dos empreendedores nacionais é maior do que a média mundial.

Dessa forma, a maior parte dos dados e das informações revela que o crescimento de uma empresa exige planejamento, conhecimento e uma gestão inteligente.

5 dicas para pequenas e médias construtoras que desejam crescer

A seguir, selecionamos 5 dicas importantes para pequenas e médias construtoras que desejam crescer no mercado em 2022:

1. Planejamento para pequenas e médias construtoras

Uma das lições mais importantes que um empreendedor precisa aprender é: não fazer nada sem um bom planejamento. Portanto, é lógico que o crescimento de pequenas e médias empresas depende, também, do planejamento de suas ações.

Um planejamento bem executado permite que pequenas e médias construtoras tenham um controle maior sobre o funcionamento da empresa. Assim, o planejamento oferece um mapa detalhado do negócio e proporciona maior segurança para a gestão e nas tomadas de decisão.

Planejar ações para o presente e futuro com atenção e consciência é o que possibilita alcançar objetivos de crescimento. Por isso, não seja negligente com este processo e dedique tempo para que ele seja bem executado.

Se a sua empresa ainda não tem um planejamento detalhado, algumas perguntas podem guiar você nesta construção:

  • Qual é a situação da minha construtora hoje?
  • Qual é o potencial de crescimento da minha empresa?
  • Que objetivo desejo alcançar com o meu negócio?
  • Quais são os diferenciais que minha empresa oferece ao mercado?
  • Tenho recursos para investir e alcançar esses objetivos?

Diante destas questões é possível definir diversos aspectos da construtora, como orçamentos, número de projetos atendidos, prazos, estoque, etc. Além disso, com um planejamento detalhado os riscos diminuem e as situações imprevistas são encaradas com mais tranquilidade.

2. Produtividade e otimização de processos

O crescimento de pequenas e médias construtoras exige um aumento na produtividade e a otimização de processos. Isso significa, em geral, reduzir gastos em recursos e esforços na medida do possível.

A otimização de processos exige uma integração entre a equipe e um levantamento das tarefas executadas. Neste sentido, para além do canteiro de obras, o gestor precisa olhar também para os processos que acontecem dentro do escritório. Isso também impacta nos resultados!

Os processos internos de pequenas e médias construtoras, muitas vezes, são realizados de maneira automática. No entanto, eles não podem ser esquecidos, pois sua otimização também reduz custos e promove o crescimento da empresa.

O mapeamento completo facilita a identificação de gargalos e soluções para aumentar a produtividade. Cronogramas e relatórios diários das obras são grandes aliados neste processo de otimização, pois proporcionam um acompanhamento detalhado das etapas da obra e da distribuição dos recursos.

3. Investimento inteligente

Crescer sem investir é uma possibilidade muito remota e difícil, especialmente para pequenas e médias construtoras. No mercado de construção civil os processos são decisivos para o êxito da obra, portanto, o investimento em tecnologias e treinamentos que contribuam para isso é essencial.

Investir na capacitação de colaboradores melhora a qualidade do seu serviço e gera um diferencial competitivo para a sua empresa. Além disso, o investimento em ferramentas online pode reduzir seus custos a longo prazo e aumentar sua lucratividade.

Com um serviço de qualidade, uma boa logística e controle dos processos sua construtora poderá se destacar e crescer muito mais. Para isso, faça uma avaliação financeira dos recursos e, se precisar de ajuda, conte com a MatchMoney. Oferecemos opções de crédito acessível e sem burocracia para ajudar pequenas e médias construtoras a crescerem no mercado. Clique aqui para saber mais.

4. Comunicação e marketing para pequenas e médias construtoras

O marketing é o melhor aliado de pequenas e médias construtoras que desejam crescer. Através dos recursos de comunicação oferecidos pelas plataformas de marketing digital, especialmente nas redes sociais, é possível divulgar o seu negócio e criar um relacionamento com seus clientes.

As plataformas digitais têm o poder de conectar as necessidades de um cliente com as soluções de uma empresa. Por isso, não tenha medo de investir em ferramentas de comunicação para divulgar os projetos da sua construtora e seus diferenciais.

5. Tecnologia aliada

O investimento em tecnologia é outro grande aliado no crescimento do seu negócio. Atualmente, existem diversos softwares e programas que agilizam os processos e podem contribuir de modo significativo na redução de erros.

Pequenas e médias construtoras, portanto, podem se beneficiar muito destes recursos.

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