Saque de FGTS: onde investir esse dinheiro

O Governo Federal liberou, a partir do dia 20 de abril, uma nova modalidade de saque de FGTS. A princípio, a liberação do saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para quem tem saldo, se limita ao valor de até R$ 1 mil por trabalhador.

O calendário de saques foi estabelecido de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Assim, entre os meses de abril e junho, todos aqueles que tiverem direito e solicitarem o dinheiro poderão retirá-lo.

Vai fazer o saque de FGTS e está em dúvida sobre o que fazer com esse dinheiro? Então, o artigo de hoje é para você. Continue lendo para saber tudo sobre o processo e a melhor forma de fazer seu dinheiro render muito mais.

O que é o saque de FGTS extraordinário?

O saque extraordinário de FGTS faz parte de um conjunto de medidas de recuperação econômica lançado pelo governo. De acordo com a Caixa, cerca de 42 milhões de trabalhadores com saldo em conta ativas ou inativas no Fundo de Garantido do Tempo de Serviço vão poder realizar a retirada. Com a medida, o governo liberou cerca de R$ 30 bilhões do fundo.

Quem tem direito?

Para saber se você tem direito ao saque de FGTS basta fazer a consulta através do site da Caixa, por aplicativo do FGTS ou nas agências da Caixa. Na consulta pelo site do FGTS, é possível saber se o trabalhador tem direito ao Saque Extraordinário e consultar a data de crédito na Conta Poupança Social Digital.

Caso o trabalhador tenha saldo em mais de uma conta, o saque será feito primeiro na conta mais antiga e depois na mais recente. Assim, cada trabalhador terá direito a um saque, independentemente do número de contas.

Como sacar?

O pagamento do saque de FGTS é feito de forma digital, por meio do aplicativo Caixa Tem e vai até 15 de junho.

Para receber e movimentar o dinheiro, assim como nos saques de FGTS liberados em 2020, o trabalhador vai ter o dinheiro depositado em uma Conta Poupança Social Digital e poderá transferir o dinheiro para outro banco via aplicativo Caixa Tem.

No entanto, aqueles que não quiserem realizar o saque de FGTS devem acessar o Aplicativo FGTS ou se dirigir a uma das agências do banco para informar que não querem receber o crédito.

Vale a pena fazer o saque de FGTS?

Se você está se perguntando se vale a pena realizar o saque de FGTS, a resposta é sim! Ainda que você não esteja endividado ou com as contas apertadas, seu dinheiro rende muito mais em aplicações de renda fixa.

No FGTS, o seu saldo rende 3% ao ano. Já em aplicações simples de renda fixa, como o CDI, por exemplo, o rendimento sobe para em torno de 11,60% ao ano. Isso significa três vezes mais rendimento. Por isso, sim, vale a pena retirar o dinheiro.

Além disso, se você ainda não tem uma reserva de emergência, os produtos de renda fixa podem ser o pontapé inicial para essa construção. Uma coisa é certa: deixar o crédito parado na conta do FGTS é perder dinheiro.

O que fazer com o dinheiro do saque de FGTS?

Existem muitas possibilidades de investimentos e aplicações onde o saque de FGTS pode ser investido. Primeiramente, para realizar esse planejamento, é preciso analisar a sua situação financeira.

Por isso, antes de enxergar esse dinheiro como um bônus ou um prêmio, é preciso lembrar que ele é fruto do suor do seu trabalho. Essa visão é importante para evitar compras por impulso.

Se você não está em uma situação de vulnerabilidade financeira, com dívidas ou com as contas apertadas, vale a pena olhar para as possibilidades mais seguras e rentáveis de investimentos. É claro que estar com as contas em dia e livre de parcelas ou dívidas com juros abusivos é o primeiro passo para a liberdade financeira.

Posso começar a investir com esse dinheiro?

Agora, se você está livre de dívidas e o saque de FGTS surgiu como um valor extra, este é um excelente momento para começar a investir. Antes de tudo, é preciso que você identifique o seu perfil de investimento e, é claro, para quem está ingressando neste universo é sempre melhor começar pelas aplicações mais seguras.

Para começar a criar uma carteira de investimentos você não precisa de muito dinheiro, e o valor do saque de FGTS pode ser o bastante para este início. Para isso, busque entender mais sobre investimentos e procure conhecer o tipo de investimento que você deseja fazer.

Este, por exemplo, é o momento perfeito para investir em renda fixa. Com a constante e exponencial alta da Taxa Selic, até os investidores mais arrojados estão diversificando suas carteiras com produtos de renda fixa.

Se você quer uma ajuda para começar, a MatchMoney oferece investimentos simples, seguros e altamente rentáveis. Usando recebíveis imobiliários como garantia, nossa empresa aposta em operações mais enxutas, com menos burocracia no processo de investimento.

Além disso, aqui você pode escolher se prefere receber o investimento mês a mês ou somente na data de vencimento. Clique aqui e crie a sua conta gratuitamente ou faça uma simulação.

Receba conteúdos
exclusivos no seu e-mail