O que é Renda Variável?

Interessado em fazer parte do mundo dos investimentos, mas sem saber por onde começar? Ouviu falar de uma ação que tem gerado altos rendimentos nos últimos tempos e ficou tentado em investir, mas está receoso com as temidas variações?

Calma, nós explicaremos tudo o que você precisa saber sobre esses ativos. Na semana passada, trouxemos aqui um artigo sobre renda fixa. Dessa vez, iremos tirar suas dúvidas sobre a renda variável.

Mas então, o que é Renda Variável?

Um investimento de renda variável é caracterizado por sua imprevisibilidade quanto ao retorno financeiro. Portanto, é um ativo volátil e sem uma taxa de rentabilidade definida. Assim, é o completo contraponto de um ativo de renda fixa, que é caracterizado pela previsibilidade de seus rendimentos.

Talvez o tipo mais famoso de ativo de renda variável sejam as ações, parcelas do capital de uma empresa negociadas na Bolsa de Valores. Ao comprar um título de uma empresa, você tem duas possibilidades de lucro: com a valorização do preço do próprio ativo ou com a distribuição dos dividendos da empresa. 

Em contrapartida, uma desvalorização ou mesmo a falência da empresa acarretam na perda parcial ou total – no caso de falência – do capital investido. Na verdade, comprando ações, você se torna parte interessada na empresa, assumindo assim os benefícios e riscos atrelados a ela.

Outros tipos de ativo de renda variável são investimentos em câmbio, diversos tipos de fundos, futuros, opções, entre outros.  É importante frisar que todos esses investimentos são caracterizados pela imprevisibilidade dos lucros.

Nesse universo, ao contrário da já mencionada renda fixa, a rentabilidade é maior, mas ela vem com um grande aumento do risco. 

Renda Variável – Quais são suas vantagens e desvantagens?

Como pincelamos acima, a grande vantagem dos investimentos de renda variável é a alta rentabilidade, que é contrabalançada por um risco maior. Por via de regra, quanto maior for a rentabilidade, maior será o risco. Infelizmente, não existe um ativo com uma rentabilidade estável muito acima da média e baixo risco.

Por isso, essa modalidade é recomendada para investidores experientes, dedicados e com um perfil mais arrojado. E, mesmo para esses, os ativos em questão estarão blindados por um portfólio composto em sua maioria por investimentos em renda fixa, que sustentarão o capital caso o ativo de renda variável se desvalorize. Do contrário, a possibilidade de uma enorme perda patrimonial seria bastante palpável.

Portanto, a mensagem que fica é: quer investir em renda variável e usufruir da elevada rentabilidade que ela pode trazer? Invista! Mas sempre com cautela e sabendo compor seu portfólio com ativos de renda fixa. Assim, evitará muitas dores de cabeça.

Quer investir em Renda Fixa?

Que tal investir com a segurança da garantia de um imóvel?
MatchMoney é um modelo inovador de Fintech! 
É o imóvel que vai garantir a sua operação de investimento.  

Aqui, damos oportunidade para que pequenas e médias empresa da Construção Civil. Assim, em nossa plataforma, elas podem adiantar seu contratos futuros. Isso ajuda a economia do setor crescer. Afinal a geração de empregos depende de todos.

Já que, incentiva o empreendedorismo, a MatchMoney democratiza investimentos seguros e rentáveis.


Conheça mais sobre nossos produtos Aqui.

Time MatchMoney


Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter para novidades e promoções exclusivas e ganhe um ebook grátis.