A Black Friday 2021 acontece em alguns dias. Descubra agora como identificar oportunidades de verdade e como ficar atento para não perder dinheiro.

A Black Friday 2021 está chegando. Esta última sexta-feira do mês de novembro é um dia aguardado por muitos consumidores. As promessas que giram em torno de grandes descontos, ofertas imperdíveis e promoções arrasadoras são sedutoras. Assim, como acontece todo ano, a Black Friday é a justificativa usada por clientes que compram coisas que não precisam, atraídos por anúncios apelativos.

Se você também passa por isso, saiba que este ano pode ser diferente. A Black Friday 2021 está chegando e, por isso, vamos ajudar você a fazer escolhas inteligentes. Para isso, preparamos um guia completo que vai salvar suas finanças e evitar que você faça escolhas erradas durante a última semana do mês de novembro.

Como economizar de verdade na Black Friday 2021?

O ano de 2021 foi difícil para muitas pessoas. Do ponto de vista econômico, a maior parte dos consumidores se mantêm cautelosos na hora de comprar. Assim, é claro que quem se esforçou para manter as finanças saudáveis o ano inteiro, não quer estragar tudo em um dia.

Por isso, quando o assunto é a Black Friday 2021, é necessário cuidado e planejamento. Com efeito, é preciso lembrar que em função do aumento progressivo da inflação, muitas coisas estão ainda mais caras do que no ano passado. Portanto, a busca por ofertas também deve levar em conta esta realidade.

No entanto, para aqueles que querem realmente aproveitar as promoções para comprar itens que necessitam, elaboramos um guia prático. A seguir, estão alguns passos importantes para economizar de verdade e não perder dinheiro na Black Friday 2021:

1. Planejamento estratégico

Compra boa é compra planejada. A Black Friday é aquele tipo de ocasião em que as ofertas são capazes de induzir até os carecas a comprarem pentes. Por isso, para não cair na cilada de comprar por impulso, só para não perder um desconto, é essencial fazer um planejamento.

Qualquer pessoa pode cair na tentação de comprar por impulso, mas algumas estratégias podem ajudar a vencer o ímpeto e comprar com consciência. Para fazer um planejamento baseado nas suas necessidades reais de compra, siga as seguintes dicas:

  • Faça uma lista de coisas que você realmente precisa e seja fiel a ela. Assim, com foco nas suas necessidades reais, é mais fácil evitar compras por impulso.
  • Analise seu orçamento e mantenha os pés firmes no chão. Veja bem, manter-se dentro do orçamento planejado é essencial para não comprometer suas finanças. Portanto, fazer uma análise realista da situação é a melhor alternativa para não adquirir dívidas junto com os produtos. Atenção: se for apertar as suas contas, não compre!
  • Lembre-se de que esta não é a última oportunidade da sua vida. Os produtos podem estar em oferta e os descontos podem ser bons, mas se você não pode comprar agora, certamente haverá outra oportunidade.

2. Pesquise o preço dos produtos antes da Black Friday 2021

Para não cair nas ofertas de produtos pela metade do dobro, é importante acompanhar o valor dos itens de seu interesse. Por isso, dentro do seu planejamento, lembre-se de pesquisar o preço durante algumas semanas ou meses antes da Black Friday.

Uma das estratégias adotadas pelos varejistas é aumentar o valor dos itens comercializados nas semanas que antecedem o evento. Assim, no dia da Black Friday eles são anunciados em promoção.

Portanto, para não cair neste tipo de engano, você pode utilizar comparadores de preços, como o Google Shopping, Buscapé e Zoom, por exemplo. A pesquisa apurada é uma grande aliada de quem deseja economizar na Black Friday 2021, por isso, use esse recurso a seu favor.

3. Entenda quando é mais vantajoso parcelar ou pagar à vista

Algumas lojas oferecem descontos maiores nas compras com pagamento à vista. Isso acontece porque, para o lojista, é mais vantajoso receber o valor total de uma vez. Assim, dentro do seu planejamento, é importante avaliar as vantagens de fazer uma compra à vista.

No entanto, há também opções vantajosas para o pagamento parcelado. Se no seu orçamento não cabe uma retirada no valor total do produto, mas sim uma parcela mensal que não compromete suas finanças, avalie. Existem ofertas que oferecem a possibilidade de parcelamento sem juros e, portanto, também podem ser uma boa opção na Black Friday 2021.

4. Desconfie de ofertas boas demais para serem verdade

A Black Friday já era popular por suas ofertas incomparáveis há alguns anos nos Estados Unidos e em outros países quando chegou ao Brasil. Aqui, o grande evento varejista tem feito grande sucesso nos últimos anos, mas também tem crescido como oportunidade para vigaristas.

Assim, além de apresentar boas promoções e oferecer descontos aos consumidores, a Black Friday também é palco de muitos golpes. Por isso, é preciso ficar atento e avaliar bem as empresas das quais se compra. Especialmente no varejo online, que tem ganhado mais força depois do isolamento social ocasionado pela pandemia do COVID-19, é necessário atenção.

Para diminuir as fraudes durante a Black Friday 2021, o Procon disponibiliza uma lista de sites não recomendados para compras. Trata-se de uma extensa lista de lojas virtuais que foram notificadas e não apresentaram soluções para consumidores lesados em suas compras.

Além disso, para não ser vítima de golpes, vale sempre lembrar que é importante desconfiar de ofertas com valores muito abaixo dos praticados no mercado. Aqui, vale o velho ditado: quando a esmola é demais, o santo desconfia.

Se você quer se proteger dos principais golpes financeiros aplicados na internet, clique aqui e acesse um conteúdo completo que preparamos sobre o assunto.

5. Conheça seus direitos

Cada empresa tem suas próprias regras, mas o consumidor também tem seus direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Por isso, é importante que você conheça seus direitos e esteja atento às regras do varejista.

Agora, se você não planeja fazer compras na Black Friday 2021 ou não acha que essa seja a melhor opção para investir seu dinheiro, a MatchMoney oferece alternativas muito mais seguras e rentáveis.

Quer saber mais? Faça uma simulação gratuita em nosso site clicando aqui.

Comentários