O Tesouro Direto é uma plataforma do Tesouro Nacional de venda de títulos públicos federais de renda fixa. Nele é permitido que pessoas físicas comprem papéis do governo federal pela internet.

Costuma ser a primeira opção de muitos investidores iniciantes. Possui modalidades prefixadas e pós-fixadas, por isso mesmo, ideal para quem quer começar no mundo dos investimentos.

Os títulos públicos são um dos investimentos de menor risco do mercado, pois tem 100% de garantia do Tesouro nacional, ou seja, investimentos com pouco risco.

O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional de venda de títulos públicos federais para pessoas físicas. Conheça a MatchMoney.

Por sua vez, o Tesouro Nacional, que é um órgão do governo federal, juntamente com a Secretaria do Tesouro Nacional(STN), é o responsável por sua emissão. Desta forma, qualquer pessoa pode emprestar dinheiro para o governo através do investimento em um título do Tesouro Direto. Tecnicamente, em uma ponta, temos o credor (você) e, na outra, o devedor (o Governo Federal).

O Governo Federal emite títulos para financiar suas atividades, sob o comprometimento de devolver o dinheiro investido, com juros ao final de um período. O Governo conta com esse capital até determinada data. Por isso, ao vender seus ativos antes do tempo previsto, os rendimentos podem ser bastante diferentes do que você imaginava.

Portanto, nesta forma de investimento, você investe o seu dinheiro e o recebe acrescido de juros na data de vencimento, que é definida no momento da compra. 

Exemplos de Títulos do Tesouro:

  • Tesouro Prefixado (LTN): paga juros predefinidos no vencimento ou na forma de juros semestrais. Ideal para períodos de Selic em tendência de baixa;
  • Tesouro Selic (LFT): pós-fixado, tem retorno alinhado à Selic (e, por isso, é indicado para momentos de alta de juros). Por ter baixa volatilidade, é mais conservador e excelente para reserva de emergência (se vender antes, não há risco de perder dinheiro);
  • Tesouro IPCA+ (NTN-B): título híbrido, já que tem parte da remuneração prefixada e outra parte na variação do IPCA do período. É o único com rendimento garantido acima da inflação. Entretanto, é mais arriscado que o Tesouro Selic, dada sua maior volatilidade. É ideal para manter o poder de compra no futuro (investimento para longo prazo) e paga juros no vencimento ou a cada 6 meses.

A remuneração pode ser prefixada (quando sabemos, antecipadamente, quanto renderá uma aplicação) ou indexada(os juros estão atrelados a algum indicador, normalmente IPCA, Selic ou CDI).

O investimento no Tesouro Direto tem chamado a atenção dos brasileiros nos últimos anos. Isso se deve principalmente à sua rentabilidade, que é superior à poupança, e à sua segurança. 

O risco dessas operações tende a ser muito baixo, pois o Governo Federal é o emissor.

Quer diversificar seu portfólio?

Aplicar em renda fixa é um caminho mais do que necessário para quem quer sair da tradicional poupança.

Na MatchMoney o investidor consegue ter alta taxa de rentabilidade, superando em até 5 vezes a Poupança, com garantia e segurança, sem correr riscos desnecessários. Isso porque na Matchmoney, toda empresa que pegar dinheiro emprestado em nossa plataforma, deixará como garantia recebíveis imobiliários (dinheiro que a empresa tem para receber) de um imóvel construído. Esse imóvel deverá já ter sido entregue, avaliado em pelo menos, dobro do valor que estará captando. 

É o imóvel, e sua alienação, que dará a garantia da operação, pois se houver inadimplência a MatchMoney irá assumir a cobrança e, se necessário, vai tomar o imóvel para depois revendê-lo.

Quer começar a investir? Conheça mais sobre nossos produtos aqui.

Time MatchMoney


Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter para novidades e promoções exclusivas e ganhe um ebook grátis.