Nas últimas semanas a invasão da Ucrânia pelo exército Russo foi o principal foco de notícias. Em um momento de mudanças ocasionado por movimentos drásticos que afetam a economia mundial, é importante saber a melhor forma de proteger seu dinheiro e seus investimentos.

Nesse sentido, o mundo inteiro foi abalado pelos conflitos entre Rússia e Ucrânia. Assim, também a economia mundial sofre a instabilidade que este cenário provoca. As bolsas oscilam, os riscos são grandes e a tentativa de proteger o patrimônio vigora em toda parte.

No entanto, ainda que a economia global esteja em colapso, existem formas de proteger seu dinheiro mesmo em meio a este cenário caótico. As estratégias, nesse caso, podem variar de acordo com o perfil do investidor. Ficou interessado? Continue lendo o artigo completo que preparamos sobre este tema.

Como a guerra afeta a economia?

Além do sofrimento humano e de todo o prejuízo geral ocasionado pela guerra, ela também afeta a economia global. Seja como for, inevitavelmente o conflito desacelera o crescimento e aumenta a inflação. Além disso, as sanções econômicas impostas aos russos pelas principais economias do mundo apontam para uma crise mundial.

Para entender a melhor forma de proteger seu dinheiro, em primeiro lugar, é preciso entender por que ele está sendo ameaçado. Uma das consequências de uma guerra é a quebra em determinadas cadeias de suprimentos. No caso da Rússia e da Ucrânia, os dois países também produzem grande parte do consumo mundial de trigo, milho, girassol, linhaça e cevada, além de fertilizantes, o que já impacta nos preços relacionados a esses produtos em todo o mundo.

Nesse sentido, os brasileiros também já sentem o efeito destes movimentos no bolso. O aumento no preço da energia, dos combustíveis e alimentos é, portanto, uma consequência da guerra.

Renda variável é uma boa opção em tempos de guerra?

Proteger seu dinheiro e patrimônio é uma preocupação inevitável em meio a um cenário de instabilidade. Por isso, quando o assunto é renda variável, neste contexto, é preciso ficar atento aos países envolvidos e seus commodities principais. Assim, o recomendado é concentrar-se nos papéis que sejam equivalentes a esses commodities, pois seus preços tendem a subir, devido à diminuição de oferta.

Principais ativos de proteção para investidores:

  • Commodities: o carro-chefe da B3, por exemplo, é o setor de commodities, principalmente petróleo e minérios. Esta pode ser uma boa alternativa para este momento, pois a guerra na Ucrânia atinge em cheio a oferta desses produtos. O reflexo na Bolsa no Brasil foi uma alta nas ações da Petrobrás e da Vale, puxando uma alta no Ibovespa.
  • Ouro: o ouro é um dos ativos mais tradicionais e seguros do mercado de renda variável. Além disso, sua valorização vem crescendo nos últimos anos.
  • Dólar: historicamente, a moeda americana tende a subir em momentos de incerteza geopolítica e instabilidade no mercado financeiro. Ainda que o envolvimento dos EUA na guerra possa tornar o quadro mais instável, a expectativa é de uma política monetária mais agressiva por parte do Banco Central americano.

Os riscos da renda variável em tempos de guerra

Mesmo em meio a todas estas possibilidades, é preciso lembrar que a melhor estratégia é sempre evitar riscos. Em outras palavras, os especialistas afirmam que para quem não está na renda variável, este não é o momento ideal para ingressar.

Comprar ouro e dólar neste momento, por exemplo, pode acabar sendo um mau negócio. Os dois ativos são bastante voláteis e não serão capazes de proteger seu dinheiro. Além disso, com a alta da taxa Selic, é recomendado, inclusive, que os investidores em renda variável olhem para a renda fixa com mais atenção e carinho.

Como a renda fixa pode ajudar a proteger seu dinheiro?

Se o momento não é propício para correr riscos desnecessários, a renda fixa é um caminho seguro para proteger seu dinheiro. Por isso, o recomendável é manter pelo menos metade dos investimentos em renda fixa. Esses investimentos ficam menos expostos às intempéries do mercado internacional e possuem maior liquidez, ou seja, podem ser utilizados a qualquer tempo, se necessário.

Além disso, a renda fixa é muito convidativa neste momento para proteger seu dinheiro. Os títulos pós-fixados, por exemplo, são uma excelente opção agora, já que a Selic tende a subir ainda mais e, mesmo que a inflação ultrapasse expectativas, ainda haveria uma diferença entre as duas e retorno no investimento. Ao mesmo tempo, é possível encontrar boas oportunidades nos títulos prefixados também.

Já no caso do investidor que pretende proteger seu dinheiro e tem disponibilidade para ficar com o investimento até o vencimento, os títulos atrelados à inflação podem ser bastante vantajosos. Eles oferecem correção equivalente ao IPCA do período e mais um valor de juros adicional, que pode ser bem significativo dependendo do prazo do ativo.

As aplicações mais simples também são muito seguras e vantajosas no momento. A liquidez é importante, pois com o cenário econômico instável não é hora de investir em títulos de longo prazo. Nesse sentido, para facilitar entradas e saídas o CDB, CDI, LCA e LCI são alternativas que também garantem um bom rendimento.

Tudo isso faz da renda fixa um investimento muito melhor do que a renda variável para proteger seu dinheiro neste momento.

Retirar investimentos é uma maneira de proteger o seu dinheiro?

À primeira vista, devido ao contexto de guerra e suas consequências sobre a economia global, este não é o melhor momento para retirar investimentos. No entanto, para quem acabou de entrar na bolsa e teme pelo seu patrimônio, a saída pode ser uma forma de proteger seu dinheiro.

Se você deseja migrar para renda fixa ou começar a proteger seu dinheiro com um investimento seguro e rentável, entre em contato com a MatchMoney ou faça uma simulação agora mesmo clicando aqui.

Comentários