Entenda quais são as melhores opções de crédito para construção civil e descubra como é possível conseguir um empréstimo com menos juros e burocracias.

Construtoras, loteadoras e incorporadoras imobiliárias atravessam montanhas de burocracias todos os dias. Além dos juros altos e das inúmeras tarifas cobradas, as empresas ainda precisam lidar com a incerteza constante que acompanha a análise de crédito para construção civil.

Dessa forma, os grandes bancos tradicionais mantêm as construtoras como reféns na hora de oferecer crédito para construção civil. Com tarifas e juros que consomem boa parte do lucro das empresas, o empréstimo no mercado financeiro tradicional se torna quase impossível para construtoras de pequeno e médio porte.

No entanto, com o advento das start ups e fintechs, surgem também outros meios de obter crédito para construção civil. Se você também deseja entender como é possível diminuir a burocracia e os juros na hora de fazer um empréstimo para sua empresa, continue lendo o artigo de hoje.

Como funciona o crédito para construção civil?

O modelo de empréstimo mais conhecido, disponível no mercado financeiro tradicional, é conhecido como Plano Empresário. Neste tipo de financiamento, a construtora ou incorporadora recebe o crédito e, ao finalizar a obra, paga sua dívida através do repasse dos imóveis aos compradores.

Assim, durante a construção, muitos bancos exigem o pagamento apenas dos juros sobre o crédito para construção civil. A principal parte do empréstimo é cobrada após o término da obra.

Acontece que, no Brasil, a burocracia nacional pode elevar em cerca de 12% o valor final de um imóvel. Esta situação, portanto, não favorece a maior parte das empresas de construção civil, especialmente os pequenos e médios empresários.

Quais são as melhores alternativas de crédito para a construção civil?

Se os bancos tradicionais não favorecem as construtoras, loteadoras e incorporadoras na hora de oferecer crédito, qual seria a melhor alternativa para o segmento? A resposta está em um movimento de start ups que vem crescendo nos últimos anos.

As fintechs são empresas de tecnologia que trabalham com serviços financeiros. Elas surgiram com o propósito de ajudar a transformar esse cenário financeiro e oferecer empréstimos para PJ.

Se as PMEs vêm sendo ignoradas pelos grandes bancos, então, por outro lado, seu potencial vem ao encontro dos interesses do mercado financeiro digital. No Brasil, atualmente, existem mais de 18 milhões de CNPJs ativos. Destes, no entanto, 93% representam empresas de pequeno e médio porte.

Segundo dados do Sebrae e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), as pequenas e médias empresas são responsáveis por 30% do PIB nacional.

Neste sentido, entre as principais vantagens que as fintechs dispõem na hora de oferecer crédito para construção civil, podemos destacar:

  • Processos mais ágeis e menos burocráticos: eliminar processos desnecessários e tornar os serviços mais ágeis é um dos principais objetivos e vantagens deste tipo de empresa;
  • Crédito mais justo: os juros são um dos grandes fantasmas na hora de pedir empréstimo ao banco. Por isso, as fintechs oferecem opções de crédito com juros acessíveis, que não comprometem o lucro final da empresa;
  • Democratização de serviços financeiros antes restritos apenas às empresas de grande porte: é o advento das PMEs, onde o crédito para construção civil se torna uma realidade para empresas de todos os portes;
  • Serviço totalmente digital: com o advento dos bancos e serviços digitais não faz mais sentido perder tempo indo de um lado para o outro. Por isso, as fintechs trabalham com serviços totalmente digitais.

O que as fintechs têm a oferecer?

Para entender melhor como funciona o crédito para construção civil através das fintechs, queremos apresentar alguns pontos importantes. Assim, a seguir, vamos mostrar o passo a passo do processo de maneira simplificada, apresentando os tópicos essenciais.

Giro de estoque

Uma das possibilidades de crédito para construção civil a partir das fintechs é a solicitação de um empréstimo com garantia de estoque pronto para Pessoa Jurídica. Além disso, existe flexibilidade na composição de garantias. Ou seja, é possível oferecer como garantia imóveis de empreendimentos diferentes para cobrir o mesmo empréstimo.

Se o estoque estiver alienado a algum outro banco, é possível prolongar a dívida, fazendo um processo financeiro que exige apenas que o projeto esteja concluído. Para mais, é importante lembrar que o pagamento pode ser feito por meio de duas modalidades:

  • Pagamento PMT: amortização mensal;
  • Pagamento na venda por meio de (VMD) – Valor mínimo de desligamento.

Empréstimo com garantia de recebíveis

Já no caso de crédito para construção civil com garantia de recebíveis, a liberação também é flexível e pode acompanhar o fluxo da obra. No caso das loteadoras, por exemplo, é necessário que ao menos 70% dos lotes estejam vendidos.

A grande vantagem desta opção de empréstimo é que os juros são pagos apenas sobre os valores do empréstimo que já foram liberados e não sobre o crédito total. Assim, se a empresa não precisar de todos os recursos, fica livre para abrir mão deles.

Esta é uma modalidade interessante para incorporadores ou loteadores que possuem carteira de recebíveis performados com ou sem alienação fiduciária. Pois, assim, é possível usar a carteira como garantia no empréstimo para qualquer finalidade, como investimentos que sejam mais necessários para o crescimento da empresa no momento.

Compra de carteira

A compra de carteira possibilita a solicitação de empréstimo para construtoras por meio de um sistema sem valor mínimo ou coobrigação.

Esta modalidade de crédito para construção civil tem como principal vantagem a possibilidade de pagamento sem deságio. Isso significa que o valor nominal equivale ao valor total do título.

No entanto, para acessar este tipo de crédito, no caso de loteamento, ao menos 70% dos lotes precisam estar vendidos. Já no caso de incorporações, o número mínimo cai para 50%.

A MatchMoney também é uma fintech e oferece crédito acessível para empresas que precisam de dinheiro para conquistar seus próprios sonhos. Entre em contato e saiba como conseguir um empréstimo sem burocracia para alavancar o seu negócio.

Comentários