A inflação foi manchete de muitas notícias no ano de 2021 em todo o mundo. No Brasil, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é o que dita o índice oficial da inflação no país e está, portanto, diretamente ligado a ela.

Os portais de economia e veículos especializados noticiam, muitas vezes, os índices de IPCA e o seu impacto sobre as finanças do brasileiro. No entanto, você sabe como este índice econômico pode afetar a sua empresa?

Se você ainda não tem clareza sobre o assunto, continue lendo o texto que preparamos sobre este tema.

O que é IPCA?

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) surgiu no final da década de 1970 e, desde então, é medido mensalmente pelo Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor, vinculado ao IBGE.

O IPCA é considerado o indicador de inflação mais importante do Brasil. Assim, a partir de uma determinação do Conselho Monetário Nacional, o índice passou a ser um dos indicadores oficiais da variação da inflação no país.

Portanto, o IPCA mede o aumento do preço de um grupo de produtos e serviços consumidos pela população brasileira. Desse modo, é observado o valor da inflação em diversos produtos e serviços consumidos no país.

Como o IPCA é calculado?

O índice do IPCA é medido mensalmente e, para fazer o cálculo, o IBGE observa os preços de nove grupos: alimentação e bebidas, habitação, artigos de residência, vestuário, transportes, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais, educação e comunicação. Já que cada um destes grupos cobre uma porcentagem diferente do orçamento familiar, eles também possuem pesos diversos no cálculo.

Assim, o IPCA leva em conta os preços da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). A POF avalia as estruturas e hábitos de consumo dos brasileiros, assim como os rendimentos e variação patrimonial das famílias. A partir destes dados, é construído o perfil das condições de vida dos brasileiros, com base no seu orçamento doméstico.

Além disso, é impossível ignorar o fato de que as condições de vida em nosso país sofrem mudanças drásticas de uma região para outra. Portanto, o cálculo do IPCA também leva em consideração os preços identificados em regiões metropolitanas de 16 capitais do país, incluindo pesos diferentes, de acordo com a renda média das famílias nestas regiões.

Finalmente, todas estas pesquisas resultam em 465 apontadores. Por ser muito amplo, o IPCA não se atém a especificidades de consumo e conta com a ajuda de outros indicadores de inflação, como o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Para que serve o IPCA?

O cálculo do IPCA, que resulta nos números reais da inflação, é útil por diversos motivos. De fato, primeiramente, o índice é utilizado pelo governo como parâmetro em relação às metas de inflação estabelecidas no ano anterior. Ou seja, através do IPCA é possível identificar mais facilmente se estas metas estão sendo atingidas.

Em outras palavras, o indicador é uma ferramenta importante para que as autoridades competentes pela economia do país saibam o momento certo de lançar mão dos recursos necessários para controlar a inflação. Assim, o IPCA acaba influenciando outros indicadores econômicos relacionados à inflação, como a taxa básica de juros da economia, a famosa Selic.

Quer saber mais sobre a taxa Selic? Clique aqui e confira o conteúdo completo sobre o assunto.

Em resumo, o IPCA serve para identificar os índices de inflação e direcionar as medidas econômicas concretas neste setor.

Como o IPCA afeta sua empresa?

Como vimos até agora, o IPCA afeta a economia como um todo. Por isso, com toda a certeza, atinge também os negócios e os empresários em todos os ramos de atuação.

Do mesmo modo, se a inflação está alta, isso significa que o poder de compra do consumidor diminui. Assim, além de lidar com estas dificuldades, o empreendedor também precisa levar em conta o fato de que seus funcionários serão afetados e, possivelmente, sua motivação no trabalho diminua.

Portanto, acompanhar os apontadores econômicos e as variações do IPCA é uma prática que deve ser comum aos empresários e empreendedores. Para saber mais sobre as principais áreas da sua empresa que podem ser afetadas pelo IPCA, veja a lista a seguir:

1. Custos fixos

O aumento das contas de luz, água, internet e telefone está diretamente ligado à alta do IPCA. Por isso, é importante prestar atenção ao índice, pois ao subir ele também eleva os custos fixos da sua empresa.

Criar estratégias para reduzir gastos, neste sentido, é uma excelente alternativa para manter as finanças equilibradas e não sofrer com imprevistos.

2. Custo de fabricação

Um IPCA alto também gera aumento no valor dos insumos necessários para a fabricação de produtos. Portanto, a atenção ao índice também significa estar pronto para lidar com isso e não ser pego de surpresa.

3.  Vendas

Como vimos anteriormente, por ser um dos principais indicadores relacionados à inflação, o IPCA também afeta o poder de compra do consumidor e, portanto, as vendas da sua empresa.

Na prática, isso significa que uma redução nas demandas por produtos e serviços também pode causar prejuízo para o seu negócio.

Proteja sua empresa das altas do IPCA

Uma das maneiras mais seguras de proteger sua empresa de imprevistos, como as altas repentinas do IPCA, é fazer uma boa gestão financeira do seu negócio, com reserva de emergência e um fluxo de caixa saudável.

Para isso, você pode contar com as linhas de crédito da MatchMoney, que oferecem taxas de juros mais baixas e muito menos burocracia. Entre em contato e saiba mais!

Comentários