Se você está começando a investir e ainda não sabe o que é a taxa Selic, chegou a hora de descobrir como ela pode afetar diretamente seus rendimentos.

Ao pesquisar sobre investimentos, cedo ou tarde você irá se deparar com a taxa Selic, a taxa de juros básica da economia brasileira, que serve como referência para todos os juros aplicados no país. 

Sofrendo variações com o passar dos meses, basta que um novo valor seja definido, seja ele menor, maior ou estável, para que a Selic volte a destaque. 

Isso acontece devido aos impactos que a taxa tem na vida dos brasileiros, atuando muito além do que apenas no retorno sobre os investimentos. 

Se você ainda não sabe o que é a taxa Selic e não está familiarizado com o tema, não se preocupe! Hoje vamos fazer um apanhado geral com tudo o que você precisa saber sobre o indicador econômico mais relevante do país. 

Vamos lá! 

Afinal, o que é a taxa selic?

Como falamos, a taxa Selic é o que conhecemos como taxa básica de juros, ou seja, o menor valor de referência em rendimento para as operações financeiras no Brasil. 

Mas sua função vai além: a taxa Selic é o principal instrumento de política monetária no país utilizada sobretudo para controlar a inflação

A taxa básica de juros é utilizada em todo o mundo — sendo que cada um possui sua própria taxa e tempo de variação conforme as necessidades do país, como uma ferramenta indispensável para a política monetária. 

Na prática, quando falamos que houve um aumento da taxa Selic, os demais juros praticados nas operações financeiras tendem a crescer também. Assim como acontece quando a taxa está em queda, 

Para os investidores, quanto mais alta está a taxa Selic, mais interessante é para os retornos das aplicações, sobretudo as que utilizam o indicador como referência. 

No entanto, apesar de estar diretamente relacionada com as aplicações, sobretudo as de renda fixa, sua relevância não está apenas para os produtos de investimento, mas também em toda operação financeira que envolve cobrança de juros, como acontece com financiamentos e empréstimos. 

Nesses outros casos, o cenário mais interessante é quando acontece um corte na taxa, que resulta na queda dos juros cobrados em linhas de crédito em geral.

No infográfico abaixo, veiculado no site oficial do Banco Central do Brasil, você pode entender um pouco mais sobre os efeitos diretos e indiretos que as alterações da taxa Selic ocasionam na economia brasileira:

Como a taxa Selic é definida?

Agora que você sabe o que é a taxa de Selic, deve estar se perguntando quem decide o valor do indicador e suas variações.

Desse modo, vamos agora entender como ela é definida. 

Em geral, quando se fala sobre como a taxa Selic é definida, logo é associado o Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom.

No entanto, na realidade, o que acontece é que o comitê, que se reúne a cada 45 dias, determina uma projeção para taxa Selic,  baseada em indicativos e pesquisas, e não seu valor real.

Eles preveem se o indicador irá aumentar, diminuir ou se manter estável, mas é apenas uma meta de juros, que tem a expectativa de que a taxa real chegue próximo a esse objetivo. 

Mas como funciona o processo para que a taxa real de juros chegue até a meta desejada?

É simples: o Banco Central do Brasil, que induz a definição de uma nova taxa Selic, que seja correspondente à meta planejada pelo Copom, por meio de compra ou venda de títulos. 

Isso significa que o BCB aumenta ou diminui os títulos comercializados de acordo com seu objetivo: se deseja abaixar a taxa Selic, diminui a oferta de títulos do mercado. Pela mesma lógica, se o propósito é aumentar o indicador, ele aumenta a oferta de títulos. 

Em outras palavras, a taxa Selic funciona por base na lei da oferta e da demanda. Quanto mais títulos no mercado, menor o preço — e vice-versa. 

Portanto, podemos entender que a taxa Selic não é definida em decreto pelo Banco Central, mas induzida por meio da compra ou venda de títulos, com a finalidade de influenciar o mercado. 

Taxa Selic X investimentos de renda fixa: entenda essa relação 

Sabemos o que é a taxa Selic e como ela é definida. Mas, e no mercado de investimentos, como a taxa Selic funciona? Bom, vamos falar sobre isso agora mesmo. 

No mundo dos investimentos, a taxa Selic serve de parâmetro para diversos outros indicadores, como o CDI, por exemplo. 

Assim, vemos o efeito da oscilação da taxa Selic em alguns ativos do mercado financeiro, como:

  • Tesouro Selic: ativo cuja rentabilidade está 100% ligada à taxa;
  • Caderneta de poupança: aplicação que rende um percentual da taxa;
  • Títulos privados pós-fixados que rendem percentual do CDI: como os CDBs, LCIs, LCAs, etc. 

Além disso, o valor da taxa também impacta diretamente outros aspectos da nossa vida financeira, devido à sua ligação com a inflação.

Então, além de indicar uma possível margem de rendimento em investimentos de renda fixa, ou aqueles relacionados ao indicativo, ela também influencia diretamente no valor do seu dinheiro. 

Por exemplo: uma taxa Selic baixa e uma alta na inflação poderia causar a perda do dinheiro investido, ao invés do ganho. 

Assim, podemos concluir que a variação da taxa Selic interfere diretamente na correção do valor a ser recebido pelo investidor até a data de resgate de cada título. 

Vale lembrar que a taxa Selic não influencia apenas os investimentos de renda fixa: ativos pré-fixados, ativos atrelados à inflação e ativos de renda variável também sofrem os impactos do indicador, no entanto, de forma indireta.

Leia também: Renda fixa e rentabilidade negativa: entenda agora o que é e como lidar

Garanta alta rentabilidade em investimento de renda fixa com a MatchMoney

Agora que você sabe o que é a taxa Selic e como ela funciona em relação aos investimentos em renda fixa, é hora de começar a aplicar!

Na MatchMoney você pode investir os seus recursos no mercado imobiliário com segurança. Além da alta rentabilidade, até cinco vezes maior do que a poupança, você ainda tem uma garantia real atrelada ao empréstimo no modelo peer-to-peer. Ou seja, em caso de não pagamento, um imóvel é utilizado para custear o valor investido e os seus rendimentos.

Quer saber mais sobre a MatchMoney? Então assista o vídeo abaixo e entenda como funcionam nossos investimentos: 

Gostou? Então, faça uma simulação na plataforma ou abra uma conta gratuitamente para começar a investir com alta rentabilidade.

Comentários