Dúvidas frequentes

1. O que é a MatchMoney e o que oferece?

A MatchMoney é uma plataforma digital de crédito que conecta investidores a empresas que precisam de empréstimos e que possuem garantias reais para oferecer.

O objetivo da MatchMoney é oferecer taxas de juros mais justas para  empresas sadias que precisam de crédito,  e uma rentabilidade muito mais atrativa aos  investidores.

Você já notou que quando vai aplicar seu dinheiro em um Banco você recebe em torno de 0,40% ao mês de juros e, ainda tem que pagar tarifas mensais e intermináveis só pra manter sua conta aberta? E, ao contrário, quando você ou sua empresa, precisa de dinheiro para resolver um problema emergencial (pense na burocracia do Banco em um momento desses), ou de qualquer outra forma, eles cobram entre 1,5% e 15% (isso mesmo, se pensarmos em cheque especial e cartão de crédito)?

Assim, o que a MatchMoney faz  é acabar com esse lucro desproporcional dos bancos,  conectando as duas pontas: empresas e investidores.


2. Vocês são Banco? Qual é o órgão que regulamenta e fiscaliza vocês?

Não, a MatchMoney é uma FINTECH que atua como Correspondente Bancário da Instituição Financeira FIDUCIA SOCIEDADE DE CRÉDITO AO MICROEMPREENDEDOR E A EMPRESA DE PEQUENO PORTE LTDA, pessoa jurídica inscrita no CNPJ sob o nº 04.307.598/0001-17, com endereço à Rua Timbiras, nº 3109, sala 203, Bairro Barro Preto, Belo Horizonte/MG, CEP. 30.140-062 nos termos da Resolução no 3.954, de 24 de fevereiro de 2011 autorizada pelo Banco Central, conectando Empreendedores e Investidores, através de tecnologia inovadora. A atividade de correspondente bancário é regulada pelo Banco Central do Brasil. Não efetuamos diretamente operações de financiamento.


3. Quais as vantagens da MatchMoney em relação às outras Fintechs do mercado?

Sinceramente, a maior vantagem é a garantia. Na maioria dos outros formatos você investe confiando na análise de crédito da plataforma em relação a empresa que está pegando o dinheiro e, se houver inadimplência no pagamento da mesma, você será responsável em cobrar judicialmente. Na MatchMoney, já que existe um imóvel sob Alienação Fiduciária como garantia, você sempre estará resguardado.

Saiba mais sobre nossas vantagens clicando aqui.


4. Quem será o responsável por cobranças no caso de inadimplência da empresa tomadora do crédito?

A MatchMoney será a única responsável pelo cliente inadimplente. Assumiremos a cobrança e garantiremos seus rendimentos.


5. A Matchmoney cobra alguma tarifa ou comissão dos investidores?

Não, a Matchmoney não cobra qualquer tarifa ou comissão dos investidores. Os custos são suportados 100% pelas Empresas tomadoras do crédito.


6. O que é a CCB que recebi?

A Cédula de Crédito Bancário (CCB) é um título de crédito emitido por pessoa física ou jurídica em favor de uma instituição financeira. Esse título representa a promessa de pagamento em dinheiro decorrente de uma operação de crédito.

Esse título de crédito pode ainda ser transferível por meio de endosso para outro credor mesmo que não seja instituição financeira. A Cédula de Crédito Bancário foi criada pela lei federal nº 10.931 de 02/08/2004. O documento tem, portanto, a mesma validade de um contrato.

Uma grande vantagem da CCB é que se trata de um título executivo extrajudicial. Isso quer dizer que em caso de inadimplência, a instituição financeira credora pode acionar o devedor sem precisar entrar na justiça. Sendo assim, o procedimento de recuperar a operação de crédito é mais ágil, sendo, portanto, menos burocrático.

Por se tratar de um documento com validade jurídica, a CCB deve trazer principalmente as informações sobre o emitente e seu credor (instituição financeira) e os dados da operação do empréstimo.

Um dos pontos de destaque são valor solicitado, valor das prestações, número de parcelas, taxas de juros, primeiro vencimento e o Custo Efetivo total (ao mês e ao ano).

Alguns bancos já permitem a contratação do empréstimo consignado, de forma 100% digital. A assinatura da CCB, ou seja, o consentimento da operação também é obrigatória. Com a diferença de que a assinatura pode ocorrer de forma eletrônica ou através da confirmação via SMS.

A via física ou digital deve ser sempre assinada da mesma forma (mesmo estilo de assinatura e grafia). O número de vias, irá depender do número de intervenientes.

Depois de assinada uma das vias deve ser entregue ao emitente para seu uso e arquivo. A CCB deve ser arquivada pelo tempo que durar a vigência do empréstimo. Assim, caso tenha alguma necessidade, poderá consultar o que foi acordado.


7. Como posso enviar os recursos?

Via TED, Transferência ou Depósito.


8. Como recebo o resgate de meus investimentos?

O resgate será depositado diretamente na conta bancária do investidor na data de resgate contratada.


9. Qual o mínimo e o máximo que posso investir?

O valor mínimo de Investimento é de R$1.000,00(um mil reais) e não existem valores máximos.


10. Posso adquirir mais de um produto?

Sim, você pode adquirir quantos produtos desejar, respeitando os valores mínimos de cada investimento.


11. Como isso vai funcionar no meu IR (Imposto de Renda)?

A MatchMoney e a empresa tomadora dos recursos serão as responsáveis pelo retenção e pelo pagamento do IRPF incidente sobre o lucro da operação pra você.

Lembrando que, no caso de pessoas físicas, enviaremos no começo do ano seguinte ao resgate o Informe de Rendimentos para sua declaração.

A tributação do Imposto de Renda ocorre da seguinte forma: 22,5% para aplicações de até 180 dias; 20% para aplicações entre 181 até 360 dias; 17,5% para aplicações entre 361 até 720 dias; e 15% para aplicações com prazo de mais de 720 dias.