Descubra o que é investimento Renda Fixa, como funciona a modalidade e onde investir seu capital para rentabilizar e aumentar o patrimônio.

Os investimentos em renda fixa vêm dominando a preferência do investidor brasileiro. E isso acontece pelas características da modalidade, que paga boa rentabilidade e oferece uma grande segurança para quem não deseja arriscar seu patrimônio.

Por isso, saber o que é investimento renda fixa é essencial para uma diversificação inteligente. Com tantas opções no mercado, é importante conhecer as modalidades, características e como funciona cada opção.

Por isso, criamos um conteúdo para você que está iniciando e deseja saber o que é o investimento renda fixa e todas as nuances desse tipo de aplicação. Continue lendo para aprender mais sobre o assunto!

O que é investimento renda fixa?

Renda fixa é um tipo de investimento em que a rentabilidade é totalmente previsível. Por isso, é a modalidade ideal para investidores iniciantes e de quem está atrás da construção de uma reserva de segurança.

No entanto, é essencial entendermos como funciona o investimento em renda fixa. Na prática, toda a segurança da modalidade acaba comprometendo a rentabilidade das aplicações realizadas. Ou seja, ela é segura, mas pode lucrar menos do que outros tipos de investimento.

Ainda assim, mesmo os investidores mais arrojados também possuem uma porcentagem bastante substancial de ativos de renda fixa. O motivo é muito simples: ela ajuda a blindar seu portfólio das imprevisíveis variações do mercado.

Como funciona o investimento em renda fixa?

Agora que você entendeu o que é investimento renda fixa, é hora de entender o funcionamento dessa modalidade. Na prática, o investimento em renda fixa é um empréstimo concedido para emissores de título, que pagam um valor fixo pelo dinheiro captado.

Dessa forma, o valor captado pode ser usado para diversos fins. O Tesouro Direto, por exemplo, é um tipo de renda fixa emitido pelo governo para levantar capital para o pagamento de dívidas ou novos investimentos.

Assim, as áreas da indústria, agronegócio, o ramo imobiliário, entre outros setores, podem ser beneficiar desse tipo de empréstimo com juros acessíveis. Na outra ponta, o investidor consegue aplicar o dinheiro com boa rentabilidade e previsibilidade.

Onde investir em renda fixa?

Se você ficou interessado pela modalidade — essencial para quem deseja iniciar seus investimentos ou diversificar — é hora de aprender onde investir em renda fixa. Para isso, existem as seguintes opções:

Cada opção da lista é uma oportunidade de diversificação. No entanto, é importante enfatizar que a poupança é o pior investimento em renda fixa do país, apesar da sua popularidade e extrema segurança.

Sendo assim, é importante fugir dessa modalidade e apostar em todas as outras — lembrando de estudar bem e considerar seu perfil de risco de investidor. Com isso, você terá mais proteção e poderá rentabilizar de maneiras distintas.

E para entender mais detalhes sobre o investimento renda fixa, separamos um vídeo bem didático sobre o assunto, direto do canal “Me Poupe!”. Confira:

Como investir dinheiro em renda fixa?

Partindo para a etapa prática do assunto, é possível investir dinheiro em renda fixa de diversas maneiras. As mais comuns são as corretoras — como a Rico e a XP Investimentos — e alguns tipos de fintechs nacionais.

Nesse caso, a MatchMoney também é uma alternativa de investimento renda fixa que você pode considerar. Apesar de operar na modalidade peer-to-peer lending, a plataforma já faz uma previsão de quanto seu capital vai render ao final do período de investimento.

Ou seja, a MatchMoney opera, na prática, como uma renda fixa tradicional, que mencionamos anteriormente.

A diferença dessa modalidade está em como o investimento é realizado. O peer-to-peer lending da MatchMoney atua com investimentos no ramo imobiliário, onde imóveis são utilizados como garantia do empréstimo tomado.

Assim, o investidor fica tranquilo para aplicar seu capital com segurança e, em troca, consegue ter alta rentabilidade no processo. Portanto, se você é um novato na área de investimentos ou quer diversificar seu patrimônio, conheça a plataforma.

Acesse o simulador para entender quais serão seus ganhos ou abra uma conta gratuita para começar a investir com inteligência.

Author

Head of Digital Marketing & Content na MatchMoney e investidor em evolução.

Comentários