O CDB é uma das opções de investimento que se destaca quando o assunto é renda fixa. Considerado um dos produtos financeiros mais populares entre os investidores conservadores, o CDB normalmente faz parte da carteira de quem deseja proteger seu patrimônio com segurança.

Além disso, o CDB é um título simples e que, normalmente, oferece uma rentabilidade acima da média. No entanto, para quem está ingressando no mercado financeiro e montando uma carteira de investimentos talvez surjam algumas dúvidas.

Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar o que é um CDB, quais as diferenças entre o CDB prefixado e pós-fixado e qual a melhor opção para o seu investimento. Ficou interessado? Continue lendo para saber mais.

O que é Certificado de Depósito Bancário ?

A sigla CDB é a abreviação de Certificado de Depósito Bancário. Trata-se de um título de dívida que funciona como um empréstimo bancário. Assim, ele funciona como um depósito a prazo, vendido pelas instituições financeiras (bancos e corretoras) para poder captar recursos para financiar atividades de crédito.

O CDB é como um empréstimo que você faz ao banco, por isso, é chamado de título de dívida. Afinal, ao comprar este título, o banco passa a dever para você e paga uma rentabilidade de acordo com o tempo acordado da aplicação.

Todo CDB tem um prazo de vencimento e ele pode variar amplamente, como 30 dias ou 5 anos. Após o período definido no momento da compra, o investidor recebe o valor investido acrescido de juros, que são o lucro do investimento.

Como funciona o CDB?

De maneira análoga ao que acontece quando uma pessoa física se dirige a uma instituição financeira com o objetivo de obter um tipo de crédito para conquistar um objetivo, assim também acontece com o funcionamento do CDB.

A grande diferença, no entanto, é que, neste caso, os papéis se invertem. Assim como a instituição financeira oferece crédito para obter o lucro gerado pelos juros, o investidor também empresta à instituição com o objetivo de obter rendimentos através do mesmo recurso.

Particularidades do CDB

Assim como existe mais de um tipo de CDB, também há diferença entre quem emite estes títulos. Na renda fixa, os títulos podem ser emitidos pelo governo (títulos públicos) ou por empresas privadas (títulos privados). Este aspecto é importante, pois é ele que define o tamanho do risco oferecido ao seu dinheiro.

Portanto, é fundamental estar atento ao emissor do título, sua credibilidade e atuação no mercado. Afinal, para fazer um bom investimento em CDB é preciso entender qual é a instituição que está oferecendo o título.

Além disso, outro aspecto ao qual é preciso estar atento ao investir em um CDB é a sua liquidez. Alguns títulos podem ser resgatados a qualquer momento, como os CDBs com liquidez diária, e outros possuem um prazo determinado. Neste caso, você só pode resgatar seu dinheiro após esse período.

Finalmente, uma das grandes vantagens do CDB e que faz dele um investimento altamente seguro é a proteção garantida pelo FGC. O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) é uma espécie de seguro que oferece cobertura de até R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira, garantindo o valor ao investidor em caso de falência da instituição financeira emissora do CDB.

Diferenças entre CDB pré e pós-fixado

Os dois grandes tipos de CDBs disponíveis no mercado financeiro podem ser classificados como prefixados e pós-fixados. Esta nomenclatura representa a forma como os juros dos títulos são pagos aos investidores.

Assim, de modo resumido, o CDB prefixado é aquele em que o valor dos rendimentos é definido no momento em que a operação da compra do título é realizada. Por outro lado, o CDB pós-fixado determina que o valor dos juros do título só será conhecido ao final do prazo, no momento do resgate.

Para saber qual a melhor opção dentro do seu perfil, vamos explicar as principais diferenças e características de cada título a seguir:

Características do CDB prefixado

Como explicamos acima, o CDB prefixado é um título de renda fixa, de baixo risco, emitido por uma instituição financeira. O CDB prefixado, portanto, oferece uma taxa de juros previamente definida, apresentada no momento da aplicação do investimento.

Assim, este produto financeiro tem a sua rentabilidade predefinida e não depende de nenhum indicador econômico, como o CDI ou a Selic, por exemplo. Dessa forma, o investimento renderá exatamente aquilo que foi acordado no momento da aplicação, sem nenhuma variação.

A previsibilidade, portanto, é uma das principais características deste tipo de investimento. Este tipo de atributo é muito vantajoso em tempos de grande incerteza e volatilidade na economia e no mercado financeiro. Por isso, o CDB prefixado é considerado um produto com boa garantia e baixo risco.

É claro que existem outros títulos e produtos que podem oferecer uma rentabilidade maior, mas, neste caso, o risco também aumenta e a garantia diminui.

Características do CDB pós-fixado

Já o CDB pós-fixado é ainda mais comum no mercado financeiro. A grande diferença é que neste título a taxa de rentabilidade está ligada a algum dos indexadores da economia. Normalmente este produto é atrelado ao CDI ou ao IPCA, o que significa que a rentabilidade do investimento sofrerá as variações econômicas e será mais difícil de prever.

Assim, o CDB pós-fixado oscila de acordo com as mudanças sofridas pelo indexador do título. Se o produto estiver atrelado ao CDI, por exemplo, e ele subir, a rentabilidade do título também sobe. Portanto, o CDB pós-fixado pode dar ao investidor uma estimativa do lucro após o vencimento do título, baseado nas especulações econômicas, mas não há como saber exatamente o valor dos rendimentos.

Como fazer a melhor escolha na hora de investir?

Algumas coisas precisam ser levadas em consideração na hora de decidir onde investir. Além de analisar o seu perfil, você precisa entender se o momento econômico atual favorece mais um ou outro tipo de título.

Assim, em alguns momentos é bom ter um CDB prefixado na carteira. Por outro lado, se a perspectiva do mercado financeiro é de alta nas taxas de juros, o CDB pós-fixado é mais vantajoso. Ou seja, tudo depende do cenário econômico e do seu perfil.

Se precisar de ajuda, a MatchMoney possui opções de investimento em renda fixa com rentabilidade acima da média e segurança garantida. Clique aqui e faça uma simulação agora.

Comentários