O financeiro entrou no vermelho por aí? Veja algumas dicas efetivas de como acabar com as dívidas e organizar suas contas e finanças de uma vez por todas. 

Mais de 40% da população adulta brasileira possui contas em atraso, segundo informações do Serasa Experian. E se você chegou até esse conteúdo, provavelmente está dentro dessa estatística. 

Nessas horas, quando vemos os débitos em aberto virarem uma grande bola de neve, a dúvida é uma só: afinal, como acabar com as dívidas de vez?

Se você está enfrentando dificuldades em controlar o financeiro e está sempre saindo do orçamento, fazendo mais compromissos do que consegue arcar, chegou a hora de descobrir como contornar essa situação e se livrar das dívidas.

A seguir, veja cinco dicas simples, mas muito eficientes para sair do vermelho com planejamento e organização. Confira!

Como acabar com as dívidas em 5 passos 

1. Faça um diagnóstico da sua situação financeira 

Em um primeiro momento, antes mesmo de pensar em como acabar com as dívidas, você deve entender qual o seu nível de endividamento.

Para isso, você deve analisar o seu financeiro em totalidade: saber quanto ganha, quanto gasta e quais contas que estão em aberto. 

Desse modo, é possível identificar o tamanho do problema financeiro que você possui, em relação às dívidas que já foram realizadas.

Para quem deseja acabar com as dívidas mais rapidamente, aprofundar o diagnóstico pode ser necessário. 

Ou seja, mais do que apenas saber quanto deve, procure entender também o total de dívidas, quanto de juros é cobrado em cada uma e quais são os credores. 

2. Defina as dívidas prioritárias

Quando falamos em como acabar com as dívidas, certamente estamos nos referindo à eliminação total do problema, acabar com a inadimplência por completo.

Mas nem sempre é possível que o devedor pague, de uma vez, todas as contas que estão em aberto.

Por isso, outro passo importante para acabar com o endividamento é organizar o pagamento das dívidas. Nesse caso, a dica de ouro é identificar, dentre as dívidas atuais, quais devem ser priorizadas. 

Uma forma de fazer esse levantamento é utilizando os juros como parâmetro. Prefira quitar primeiramente que cobram juros mais altos.

Por mais que a conta mais cara não seja a que você pode pagar na totalidade no momento, prefira entrar em contato com o credor e negociar. 

Assim você evita ter que arcar com um grande valor acrescido apenas devido aos juros. 

Um ponto muito importante para ficar atento é que nem sempre a dívida mais longa ou mais cara será, necessariamente, a que deve ser paga primeiro.

Se você tem um financiamento de um veículo, por exemplo, que cobra uma taxa de 1,2% de juros ao mês, e uma fatura de cartão de crédito aberta, com juros a 12% ao mês, certamente quitar primeiro o cartão de crédito pode ser o mais estratégico. 

Afinal, essa conta que parece menor se comparada com o valor da parcela mensal do financiamento, pode simplesmente dobrar de tamanho no período de um ano.

Veja também: Como atingir a independência financeira: 5 passos básicos e funcionais

3. Negocie com os credores

Entre as dicas para acabar com as dívidas, a negociação com os credores pode parecer a mais simples, mas nem todos colocam em prática.

Em muitos casos, o devedor espera até que o credor entre em contato com uma proposta.

Mas, até isso acontecer, pode levar muito tempo, provavelmente anos, e quando a oportunidade da negociação chegar, a dívida já estará muito maior devido ao valor dos juros. 

Desse modo, assim que você listar as contas em aberto da mais cara para a mais barata, comece o contato com cada instituição financeira ou pessoa a quem você deve dinheiro e tente uma negociação mais inteligente

4. Corte gastos desnecessários do seu orçamento 

Outro passo que não pode ficar de fora de uma lista sobre como acabar com as dívidas é a economia e o corte de gastos.

Desse modo, anote todos os gastos que você tem no período de um mês. Isso deve ser levado a sério, portanto, você deve anotar desde o cafezinho que tomou na padaria da esquina à todas as assinaturas de streaming.

Apenas quando você consegue visualizar seus gastos em geral, consegue entender quais itens têm um maior impacto na sua saúde financeira — e quais devem ser cortados. 

Afinal, não adianta fazer um planejamento para quitar todos os seus débitos, se você continua mantendo gastos que já não são mais necessários em seu orçamento. 

Pense que ao tornar a busca pela economia um hábito de vida, ao finalmente se ver fora do vermelho, você terá um maior controle para não retornar aos endividamentos. 

Veja também: Canal do Youtube sobre investimentos: aprenda sobre finanças de uma vez por todas

5. Tenha fontes de renda extra

Agora que você já sabe qual o seu débito total e fez novas negociações, é hora de levantar mais recursos para quitar com os compromissos. 

Muitas vezes, apenas o corte de gastos e as economias não são o suficiente para acabar com as dívidas e se ver livre do problema. 

Nesse caso, quando o devedor se depara com valores mais altos do que o que possui em mãos, uma estratégia interessante é buscar novas fontes de renda, diversificando os seus ganhos para aumentar o valor de recebíveis ao final do mês.

Se você precisa de mais dinheiro para pagar suas contas atrasadas, mas não sabe o que fazer, confira algumas dicas de como levantar essa grana extra no nosso post “Múltipla fonte de renda: opções para experimentar e aumentar seu faturamento” .

Gostou do conteúdo? Então comece a colocar as dicas para acabar com as dívidas em prática e se veja livre dos débitos em aberto! 

Para continuar aprendendo sobre finanças, você pode aproveitar também os seguintes conteúdos: 

Comentários