Entenda agora o que sua pontuação de crédito diz sobre seu perfil financeiro e veja algumas dicas de como aumentar o score do CPF. 

Certamente, em algum momento da vida, você já ouviu falar em score. Em geral, ao procurar por determinados produtos financeiros, como empréstimos, cartões de crédito ou financiamento, a pergunta sobre sua pontuação pode surgir. 

A verdade é que todos estão sempre falando da importância de se ter um bom score. Mas, afinal, você sabe o que é isso e o que ele fala sobre sua vida financeira? Ou, mais ainda: sabe para o que serve e como aumentar o score do CPF?

Se sua resposta foi não, fique calmo. A seguir, vamos esclarecer essas e outras questões sobre a pontuação e as vantagens de manter um score positivo. Vamos lá!

Afinal, o que é score de crédito?

Se alguma vez você conseguiu aquele convite requisitado para abrir uma conta em um banco digital, mas teve sua solicitação negada com a promessa de uma nova análise futura, acredite, pode ser que um score de crédito baixo foi o grande motivo da negativa. 

Mas, você pode estar se perguntando, o que é o tal score do CPF? Em tradução literal do inglês, a palavra score significa pontuação. A finalidade desse ponto, que vai de 0 a 1.000, é simplesmente informar se você é um bom ou mau pagador

Ou seja, um score alto informa que você é um excelente pagador, que arca com seus compromissos e paga em dia. Já um score baixo, por sua vez, representa o contrário. 

Esse número, que muitas pessoas até procuram saber de vez em que pé está sua pontuação de vez em quando, pode ser muito importante para quem deseja recorrer a produtos financeiros. 

E, exatamente por esse motivo, como aumentar o score do CPF é uma das perguntas mais frequentes sobre o assunto — e a resposta para essa dúvida, vamos falar mais a frente.

Confira também: Como atingir a independência financeira: 5 passos básicos e funcionais

Para o que serve o score do CPF?

Mas para o que serve o score do CPF? Qual diferença a pontuação pode fazer?

Bom, imagine que você esteja em processo de financiamento de uma casa própria ou que tenha solicitado em seu banco um empréstimo para abrir um novo negócio.

Entre as inúmeras análises que a instituição financeira irá fazer, certamente a pesquisa do score de crédito está entre elas. Afinal, o score do CPF serve para informar ao banco se você tem capacidade de arcar com aquele compromisso. 

Mas, você pode estar em dúvida, quem faz o controle do nosso score? Empresas como o Serasa Experian e o SCP Brasil são algumas das organizações que calculam a pontuação com base na movimentação financeira.

Em geral, esse controle acontece por meio do seu CPF, assim, eles sabem quando você deixa de pagar uma conta, as suas movimentações bancárias e até uma nova compra feita com cartão de crédito ou débito, por exemplo. 

Portanto, quanto maior o seu score, mais confiança as instituições financeiras terão em você para oferecer serviços e produtos. E o oposto acontece quando sua pontuação está baixa. Desse modo, aprender como aumentar o score do CPF é fundamental. 

Confira também: Canal do Youtube sobre investimentos: aprenda sobre finanças de uma vez por todas

Como consultar score de CPF?

Não são apenas os grandes bancos e instituições financeiras que podem ter acesso ao seu score. Você, enquanto pessoa física e titular do CPF, também pode consultar a sua pontuação de crédito.

Para isso, basta acessar um dos birôs de crédito e criar sua conta. Assim, você poderá conferir uma série de informações sobre o seu histórico financeiro, além, claro, do seu score atual. 

Existem hoje no Brasil quatro birôs de crédito que você pode acessar para conferir sua pontuação:

  • Serasa Experian
  • SPC Brasil
  • Boa Vista SCPC
  • Quod 

E o que o resultado significa?

  • Score entre 0 a 300: alto risco de inadimplência 
  • Score entre 301 a 700: médio risco de inadimplência 
  • Score entre 701 a 1000: baixo risco de inadimplência 

Como aumentar o score do CPF?

1. Não tenha um nome fantasma

Essa, entre todas as dicas de como aumentar o score do CPF, é uma das mais intrigantes. 

Afinal, se falamos que o ideal é ser um bom pagador e quitar compromissos em dia, a pessoa que não possui dívidas deveria, consequentemente, ter um bom score, certo?

Nem sempre! A falta de registro também pode ser o motivo para uma pontuação baixa

Um jovem que ainda não possui movimentações bancárias ou cartões de crédito, por exemplo, simplesmente não gera dados suficientes para que as empresas de análise de crédito possam dizer se ele é ou não um bom pagador. 

Por isso, para conquistar uma boa pontuação, é indispensável que você tenha um histórico financeiro. 

2. Pague suas contas em dia 

Essa dica pode até parecer boba, mas quando falamos em como aumentar o score do CPF, é um óbvio que precisa ser dito. 

Afinal, se sua pontuação é calculada com base no seu perfil de pagador, deixar contas em aberto e vencidas por longos dias pode ser o segredo para levar seu score para baixo

Por isso, mantenha uma organização das suas finanças. Saiba quando cada conta vence, tenha tudo registrado para não esquecer. 

Se for necessário, entre em contato com as empresas e altere a data de vencimento para uma data mais favorável para você, mas jamais deixe suas dívidas sem pagar se deseja ter uma boa pontuação. 

3. Não faça muitas dívidas

Segundo dados do Serasa, 61,4 milhões de brasileiros ficaram inadimplentes em 2020. Apesar do momento em que vivemos, esse número foi o menor desde 2018, em que a inadimplência chegou a 61,2 milhões. 

Ainda assim, apesar da queda no total de inadimplência, o número de pessoas que não pagaram suas dívidas é muito alto. E esse é um dos principais motivos que pode levar a um score negativo.

Por isso, faça o controle dos seus gastos e evite comprometer o seu salário com muitos compromissos dos quais, certamente, você poderá não conseguir arcar em caso de imprevistos.  

No vídeo abaixo, do canal de Youtube Fonte de Fortuna, você pode conferir mais algumas dicas de como aumentar o score do seu CPF:

E se você gostou desse conteúdo, aproveite para conferir outros artigos sobre finanças que estão disponíveis em nosso blog. Leia também:

Comentários