O crédito empresarial pode contribuir em muitos aspectos do seu negócio. Seja para quitar débitos, aumentar ou construir o capital de giro ou investir na sua empresa, este é um recurso importante.

No entanto, diante de tantas possibilidades você pode ficar em dúvida na hora de escolher a melhor alternativa para o seu negócio. Taxas de juros, burocracias e exigências muitas vezes deixam o empreendedor confuso e perdido no momento em que ele mais precisa de ajuda.

Por isso, no artigo de hoje, vamos apresentar a você as melhores opções de crédito empresarial para alavancar o seu negócio. Continue lendo para saber tudo sobre o assunto.

Para que serve o crédito empresarial?

Viabilizar a expansão do negócio, investir em oportunidades, quitar eventuais dívidas, superar crises ou imprevistos. Todas estas são situações em que o crédito empresarial pode ser uma ferramenta útil. Não só em casos onde o negócio passa por uma situação difícil, mas também quando as chances de crescimento surgem e exigem um investimento financeiro.

O crédito empresarial, portanto, é um recurso do qual o empreendedor lança mão para que o negócio não fique descapitalizado. Assim, normalmente, um empréstimo ou financiamento deste tipo é feito com o objetivo de manter as finanças da empresa equilibradas.

Quais as maiores dificuldades na hora de contratar um financiamento para empresas?

Na hora de contratar um crédito empresarial, no entanto, muitos empreendedores e gestores encontram dificuldade. Frequentemente, especialmente em pequenas e médias empresas, o gestor se depara com taxas de juros e procedimentos burocráticos absurdos.

Infelizmente, o acesso ao crédito para pessoa jurídica ainda é bastante limitado. De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), um em cada três empresários de pequeno ou médio porte encontra obstáculos na hora de contratar linhas de crédito.

O cenário tem sido transformado aos poucos, principalmente pelo surgimento de instituições alternativas aos bancos tradicionais. Assim, as novas modalidades de crédito surgem como opções mais acessíveis que podem atender, sobretudo, as necessidades de pequenas e médias empresas.

Principais linhas de crédito empresarial

Para ajudar você na hora da escolha, separamos as 6 principais opções de crédito empresarial disponíveis no Brasil. Confira, a seguir, as vantagens e o funcionamento de cada uma delas:

1. Financiamento por capital próprio

O capital próprio é o nome dado ao dinheiro que é investido por parte do empreendedor ou pelos sócios ou acionistas da empresa. Além disso, tanto o capital ativo (ou seja, o montante que a empresa tem) quanto o capital passivo (ou seja, o valor que ela está devendo para terceiros) também são considerados dentro do capital próprio.

O principal benefício desta modalidade de crédito é a falta da incidência de juros, pois o dinheiro é próprio e permite certa liberdade de aplicação, afinal, não existe pressão para a sua devolução.

No entanto, ainda que pareça muito vantajoso, este tipo de empréstimo também impõe limitações, pois o capital disponível pode terminar rapidamente ou não alcançar o valor necessário para o investimento desejado.

2. Crédito com garantia 

No empréstimo com garantia, o empreendedor precisa apresentar um bem que assegure o pagamento do crédito. Neste caso, as modalidades variam entre garantia através de veículos ou imóveis – neste caso, também é conhecido como home equity.

A modalidade home equity diminui os riscos para a instituição financeira que empresta o dinheiro, pois a inadimplência é reduzida. Dessa forma, a instituição pode oferecer juros mais baixos e prazos mais longos.

Assim, enquanto o empréstimo não for quitado, o imóvel fica sob a posse da instituição financeira e, após a quitação do crédito empresarial, ele volta a pertencer ao solicitante do dinheiro. No Brasil, este tipo de financiamento é oferecido principalmente por fintechs de crédito.

Se você se interessou pelo tema, clique aqui e leia um artigo completo sobre crédito home equity.

3. Peer to peer

Uma modalidade de crédito que tem crescido muito entre pequenas e médias empresas, no Brasil, é o peer to peer (P2). Trata-se de uma opção de une tomadores de créditos e investidores em uma plataforma digital.

Assim, este tipo de financiamento permite que investidores emprestem dinheiro para empresas sem a interferência ou mediação de agentes financeiros. A MatchMoney é uma empresa que aposta na modalidade peer to peer lending.

A partir de uma operação enxuta e totalmente tecnológica, a MatchMoney consegue oferecer taxas de juros mais baixas para empresas, além de rentabilidades justas aos investidores pelo capital emprestado (investido).

Além disso, a MatchMoney oferece garantias reais aos investidores, através de imóveis já entregues. Quer saber mais? Clique aqui e entre em contato.

4. Empréstimo para capital de giro

Este tipo de empréstimo tem como característica ser destinado a atender demandas de curto prazo, uma vez que o prazo médio de parcelamento costuma ser de 12 meses. Frequentemente, esta modalidade de crédito empresarial é utilizada para pagar as despesas do dia a dia.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, um dos principais motivos que leva muitas empresas a fecharem as portas nos primeiros cinco anos de funcionamento é o fato de não conseguirem arcar com os compromissos financeiros básicos.

Por isso, muitas empresas recorrem aos empréstimos para capital de giro. Eles podem ser adquiridos em instituições financeiras tradicionais, sem a necessidade de justificar a finalidade destinada ao dinheiro. No entanto, é preciso ficar atento à taxa de juros, pois ela pode ser alta nesta modalidade.

5. Crédito empresarial com antecipação de recebíveis

Especialmente destinada a empresas que ainda não têm capital de giro, esta modalidade de crédito permite que o empreendimento receba os lucros de forma antecipada. Uma vez que o dinheiro recebido diz respeito aos pagamentos futuros aos quais o negócio já tem direito, os próprios pagamentos funcionam como garantia.

Entretanto, esta é uma alternativa indicada apenas para resolver urgências ou gastos imprevistos. O cuidado com este tipo de modalidade de crédito deve ser grande, pois pode prejudicar muito o fluxo de caixa e a saúde financeira da empresa.

6. Empréstimo através de cooperativas

As cooperativas de crédito oferecem linhas de crédito empresarial semelhantes aos agentes financeiros tradicionais. No entanto, para obter empréstimos através deste tipo de instituição é preciso fazer parte da cooperativa.

Normalmente, as cooperativas oferecem empréstimos com o objetivo de promover o desenvolvimento regional e para entrar em uma cooperativa é preciso comprar uma cota e participar de assembleias como sócio.

Comentários