Nas últimas semanas a Selic atingiu seu maior valor desde 2017. Descubra o que isso tem a ver com renda fixa e por que esse é o melhor momento para você investir.

Acompanhando a alta da inflação, a taxa básica de juros chegou a 7,75% no final de outubro. Há mais de 4 anos a Selic não atingia um valor tão alto e o crescimento de 1,5% é atribuído especialmente à pressão exercida pela alta da inflação e do dólar. Então, estas são as principais razões que justificam o crescimento consecutivo da Selic desde março deste ano.

As 5 altas sucessivas da taxa Selic surpreenderam alguns investidores e foram suficientes para fazer muitos deles repensarem suas carteiras. O mercado, portanto, dá sinais de mudança e crescimento em setores específicos. Assim, é preciso ficar atento para não perder as melhores oportunidades de fazer seu dinheiro render mais de maneira segura.

Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar como a alta da Selic pode impactar seus investimentos. Além disso, vamos mostrar de que maneira você pode aproveitar essa oportunidade para investir em renda fixa.

O que é a taxa Selic?

A Selic é a taxa de juros básica da economia brasileira, ou seja, é a base de referência para a definição de todos os juros que são praticados no país.

A taxa Selic impacta a vida de todos os brasileiros diretamente. Utilizada para controlar a inflação, influencia os investimentos financeiros e é a principal ferramenta de política monetária do país.

A cada 45 dias, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne para fazer uma projeção da taxa Selic. Assim, o órgão do Banco Central pode decidir pelo aumento, diminuição ou manutenção da estabilidade. As mudanças que ocorrem, portanto, também são projetadas no mercado financeiro. Por isso, a Selic é um dos mais importantes indicadores econômicos nacionais.

Quer saber mais detalhes sobre a taxa Selic? Clique aqui. Temos um artigo completo explicando detalhadamente o que é e como a taxa básica de juros funciona.

O que a renda fixa tem a ver com a taxa Selic?

Quando o assunto são os investimentos financeiros, a taxa Selic está intimamente ligada aos investidores mais conservadores. Este é o tipo de público que prioriza os produtos de renda fixa em suas carteiras.

Isso acontece porque a Selic é utilizada como parâmetro para outros indicadores, como o CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Além disso, por estar diretamente relacionada ao valor da inflação, a taxa Selic impacta outras áreas da vida do brasileiro também, especialmente em relação a quanto o dinheiro passa a valer.

Portanto, a relevância da taxa básica de juros está justamente no fato de que, direta ou indiretamente, ela afeta a vida de todos os cidadãos.

Quais os melhores investimentos com a taxa Selic em alta?

A taxa básica de juros influencia indiretamente também os ativos de renda variável. Mas, são os investimentos em renda fixa que são mais fortemente impactados pela alta da Selic.

Alguns dos principais produtos valorizados pela Selic em alta são:

Os títulos indexados à taxa oferecem uma remuneração maior e, por consequência, são uma boa oportunidade para o investidor neste momento.

Por que investir em renda fixa é importante?

Nos últimos anos muito se ouviu falar sobre renda variável. Entretanto, com a oscilação do dólar e a Selic em alta, a segurança da renda fixa voltou a brilhar no cenário dos investidores.

A renda fixa é a alternativa que oferece o melhor retorno com segurança. Assim, trata-se da melhor opção para aqueles que desejam se proteger dos riscos da renda variável. Além disso, é possível obter uma rentabilidade acima da média nos investimentos,

Algumas das principais vantagens da renda fixa são:

1. Construção da reserva de emergência:

Este é um tipo de investimento com liquidez imediata. Portanto, serve para que você tenha dinheiro disponível para lidar com imprevistos e situações emergenciais, que demandam uma aplicação de dinheiro urgente.

2. Proteção do seu patrimônio contra a inflação:

A inflação é um dos piores inimigos da rentabilidade, pois faz com que o seu dinheiro seja desvalorizado. Por isso, ao investir em renda fixa você garante um ganho real maior que a inflação.

3. Segurança do seu investimento garantida:

A maior parte dos produtos de renda fixa oferecem um tipo de garantia para o seu dinheiro. Muitos títulos são assegurados pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), que garante que o investidor recupere um valor pré-estabelecido mesmo que a instituição financeira quebre. Já na MatchMoney, seu investimento também tem garantia real atrelada ao empréstimo no modelo peer-to-peer. Assim, o valor investido e seus rendimentos são garantidos por um imóvel.

4. Investimento para aposentadoria:

Guardar dinheiro para a aposentadoria é uma excelente alternativa no cenário previdenciário nacional. Por isso, a renda fixa é uma ótima opção também para esse tipo de finalidade, especialmente pela seguridade do investimento.

Como começar a investir em renda fixa?

Se o cenário da Selic em alta também despertou em você o desejo ou a necessidade de investir em renda fixa, saiba que a MatchMoney é um lugar seguro para investir. Tanto para quem deseja dar os primeiros passos nesse universo quanto para quem quer diversificar sua carteira sem correr riscos.

A união entre alta rentabilidade e garantia real é a receita para valorizar o seu dinheiro sem arriscar o seu patrimônio. A MatchMoney oferece, portanto, investimentos atrelados a garantias imobiliárias diretamente de construtoras e incorporadoras.

Ficou interessado? Faça uma simulação gratuita em nossa plataforma ou abra uma conta sem taxas para começar a investir agora mesmo.

Comentários