Essa é a era do home office. Se você também quer fazer parte do grupo de pessoas que atua direto no conforto do lar, veja como ganhar dinheiro em casa. 

Certamente, você já foi impactado com um anúncio da Internet que falava algo como “trabalhe do conforto da sua casa apenas com um celular”. 

E se você chegou até esse artigo, podemos até imaginar o quão tentado a testar a proposta você ficou. 

A verdade é que, atualmente, não há quem não pense de vez em quando em algumas formas de como ganhar dinheiro em casa, seja para complementar a renda ou viver única e exclusivamente de uma ocupação que possa ser realizada dessa forma. 

Por mais que a pandemia mundial enfrentada nos dias atuais tenham incentivado essa busca por maneiras de como ganhar dinheiro em casa, esse desejo não é uma novidade.

Desde 2019, segundo uma pesquisa disponibilizada pelo IBGE, mais de 4,5 milhões de brasileiros já geravam ou complementavam a renda trabalhando de casa. E desde então, o número de interessados apenas cresce.

Por isso, se você chegou até aqui buscando dicas de como ganhar dinheiro em casa, como renda extra ou mesmo como ocupação principal, continue a leitura! 

Há muitas opções e alternativas para quem quer aumentar a renda sem sair do conforto do lar. E as melhores, você irá conferir agora. Vamos lá! 

Leia também: Como quitar dívidas ganhando pouco: guia básico para sair do vermelho

4 alternativas de como ganhar dinheiro em casa 

1. Consultoria 

A consultoria é um dos trabalhos de prestação de serviços mais promissores, mas não tão pensados quando falamos sobre como ganhar dinheiro em casa. 

Na prática, uma consultoria serve para guiar e ensinar uma pessoa a exercer uma atividade em determinada área da sua vida. Ela também serve para diagnosticar problemas e auxiliar na resolução dos mesmos. 

Um cliente de consultoria pode ser alguém que não sabe como fazer, mas precisa colocar algo em prática e, por isso, procura um consultor para aprender. 

Ou alguém que não sabe, não tem tempo de aprender, e quer contar com a ajuda de uma pessoa para fazer por ela. 

Ou alguém que até sabe tudo sobre determinado assunto, mas não tem tempo para colocar em prática, e encontra no consultor uma pessoa de confiança para realizar a demanda. 

Em todos os casos, desde que você tenha um conhecimento para repassar e seja muito bom em determinado assunto, você pode atuar como consultor dos mais diversos segmentos, como consultoria profissional, empresarial, financeira e de investimentos

O melhor de tudo é que você pode fazer sessões presenciais em sua própria casa, por exemplo, ou até atuar de forma 100% online, utilizando um app de chamada de vídeo, como o Zoom ou Google Meet para conversar com o consulente. 

Atrelado à consultoria, em alguns casos, é possível até mesmo oferecer serviços de gestão, como no caso da consultoria de investimentos, por exemplo. 

Assim, você pode ser o responsável por gerir a carteira de aplicações do seu cliente e ainda ganhar um extra. 

Leia também: Dicas de investimento para iniciantes para começar a aplicar agora mesmo

2. Trabalho artesanal 

Está aí uma área com mil e uma alternativas de como ganhar dinheiro em casa. O trabalho manual, artesanal, é uma forma de começar a atuar direto do seu lar, fazendo algo que você goste bastante.

Se você tem habilidades com trabalhos manuais, ou possui muita vontade de aprender, essa pode ser uma opção interessante. 

Dentro desse nicho, é possível que você:

  • faça produtos para vender, como itens de decoração (como bordados, arranjos, peças em crochê);
  • produtos personalizados (como canecas, camisas, itens de papelaria);
  • cosméticos artesanais (como cremes, sabonetes e afins, que estão cada vez mais em alta);
  • e o que mais a sua criatividade permitir. 

Para quem está em busca de formas de como ganhar dinheiro em casa, e que curte o trabalho artesanal, duas boas dicas são: 

1) Pensar em um produto que gere recorrência de compra, para garantir que o cliente, se gostar do produto, continue consumindo e gerando mais receita.

2) Investir em produtos diferenciados e personalizados, que servem tanto para a pessoa utilizar de forma pessoal, como para presentear. 

Para o trabalho manual e a venda de produtos físicos no geral, vale a pena pensar na experiência de quem compra em suas mãos. 

Invista em um unboxing legal para gerar divulgação espontânea na Internet pelos clientes que foram positivamente surpreendidos. 

3. Aulas particulares

Pais e responsáveis estão o tempo todo procurando professores particulares para auxiliar os filhos durante os estudos. 

Agora, imagine se ele pudesse contar com a facilidade de ter o filho em aula, direto do conforto de casa? 

Para os professores ou pessoas que são muito habilidosas em determinada área, essa pode ser, sem dúvida, uma das mais interessantes formas de como ganhar dinheiro em casa.

Se você já atua como professor no modelo tradicional de determinada matéria, ou sabe tudo de um tema específico, você pode apostar nas aulas particulares como fonte de renda principal ou extra. 

Quem é fluente em línguas, por exemplo, principalmente o inglês, um dos mais procurados, pode faturar bastante sem precisar sair de casa.

Nesse caso, há duas opções: abrir sua casa para receber os alunos presencialmente, criando uma verdadeira sala de aula. Ou atuar pela Internet, por meio das chamadas de vídeo. 

Independentemente da escolha, as alternativas são infinitas, e você pode começar a ganhar dinheiro com vários tipos de aula, como aulas musicais e de instrumento, de informática, reforço escolar, de línguas, e qualquer outra habilidade que for possível monetizar

Leia também: Como acabar com as dívidas: guia simplificado para sair do vermelho

4. Agente de viagens

Você já pensou em atuar como agente de viagens? Pois é, essa é mais uma forma de como ganhar dinheiro em casa. 

Sabe a máxima tão repetida por aí de que tempo é dinheiro? Talvez esteja aí o ouro para quem quer fazer uma renda extra ou tornar um trabalho remoto como sua ocupação principal. 

Para muitas pessoas, viajar é sempre um momento desejado e muito prazeroso, mas não são todos que têm a mesma animação quando o assunto é planejar o passeio

Em contrapartida, as agências de turismo, ao venderem pacotes, acabam cobrando valores altos, impossibilitando, muitas vezes, que a viagem aconteça.

Se você se interessa pelo setor do turismo, tem acesso a Internet e, principalmente, tempo, pode começar a atuar como um agente de viagens. 

Assim, você será o responsável por organizar o passeio de um empreendedor à trabalho, ou uma família em férias, e fará os passos básicos que toda viagem bem organizada precisa:

  • procurar as passagens aéreas;
  • encontrar o melhor hotel de acordo com as expectativas do cliente;
  • planejar os passeios na cidade (e conseguir os ingressos necessários para as atrações);
  • e o que mais a viagem do cliente exigir. 

O melhor de tudo isso é que todo o processo pode ser feito online, da sua casa ou de qualquer lugar, e você ainda receberá por isso. 

E aí, já pensou em qual das possibilidades acima você começar a trabalhar para ganhar dinheiro em casa? Além dessas, existem muitas outras opções de trabalhos que você pode fazer sem precisar abandonar o conforto do seu lar

Abaixo, veja alguns conteúdos publicados no blog da MatchMoney que podem te dar mais ideias:

Author

Head of Digital Marketing & Content na MatchMoney e investidor em evolução.

Comentários