Descubra como aplicar dinheiro com baixo risco e quais os investimentos mais seguros do Brasil para você investir agora mesmo. 

Além da rentabilidade e liquidez, outro aspecto muito importante para se observar em uma aplicação é a sua segurança.

Afinal de contas, ninguém passa a investir pensando em perder dinheiro, certo?

Acontece que, no mercado financeiro, muitas vezes o investidor é levado a escolher entre aplicações de alta rentabilidade ou aplicações seguras, pois obter os dois benefícios nem sempre é possível.

Desse modo, se você tem o seu perfil de investidor mais conservador e tem a segurança como o primeiro ponto inegociável, não se preocupe.

Hoje vamos apresentar alguns dos investimentos mais seguros do Brasil para você investir seu capital sem perder o sono.

Vamos lá! 

Como investir dinheiro de forma segura?

Antes de falarmos em investimentos mais seguros do Brasil, é importante frisar que, para se resguardar, todo investidor deve ter a sua reserva de emergência

Afinal, imagine que você esteja investindo todo o seu capital, sem um valor separado para emergências e, infelizmente, acabe por ter problemas com suas aplicações. 

Apesar de não ser um cenário comum, pois existem muitos investimentos seguros no Brasil, essa é a melhor forma de se prevenir e se preparar para situações de urgência. 

Outro ponto decisivo para quem busca por maneiras de como investir dinheiro de forma segura é ser consciente do que está fazendo, do seu tipo de perfil e dos riscos e rentabilidade de cada investimento.

Isso porque, não adianta aplicar nos investimentos mais seguros do Brasil, se você sequer sabe o que está fazendo. É preciso estudar e conhecer o mercado antes de aplicar seu capital.

Por fim, outro ponto importante para investir com segurança é diversificar a carteira de aplicações. Afinal, ao investir em diferentes produtos, com prazos e rentabilidades distintas, você pode se preparar para quase todos os tipos de instabilidades no mercado, sem correr o risco de ter seu único investimento sofrendo essas variações.

4 investimentos seguros no Brasil

Agora que você entendeu os passos principais de como investir dinheiro de forma segura, vamos falar sobre os 4 investimentos seguros no Brasil para quem deseja começar a aplicar e ainda não sabe qual escolher. 

Vale lembrar que o nosso foco aqui não é, necessariamente, a rentabilidade da aplicação, mas a sua segurança para aqueles investidores que possuem um perfil mais conservador e evitam aplicações de risco. 

Veja as opções abaixo: 

1. Tesouro Direto 

O Tesouro Direto é uma plataforma do Tesouro Nacional para a comercialização de títulos públicos federais de renda fixa. Por meio dela, pessoas físicas podem comprar títulos do governo federal pela internet.

Para os investidores, iniciantes ou não, o Tesouro Direto está entre os investimentos mais seguros do Brasil. 

Isso porque os títulos públicos possuem 100% de garantia do Tesouro Nacional, e é uma alternativa muito interessante para quem não deseja colocar o patrimônio em risco.

Para aplicar no Tesouro Direto você pode escolher entre as modalidades prefixadas, pós-fixadas e híbridas, de acordo com o que está alinhado ao seu objetivo.

2. CDB

Outra aplicação que não pode ficar de fora da lista de investimentos seguros no Brasil é o CDB, Certificado de Depósito Bancário.

Segundo a B3, o CDB é considerado um dos melhores investimentos em renda fixa, e é o mais adquirido por pessoas físicas.  

Ele funciona da seguinte maneira: você, enquanto pessoa física, faz um contrato de empréstimo ao banco. A organização financeira utiliza o valor para custear suas atividades e, no prazo estipulado, faz a devolução com juros do valor aplicado. 

A aplicação em CDB possui a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), o que a torna ideal para quem tem a segurança como um forte pilar na escolha dos investimentos. 

Isso significa que, caso o banco quebre e não devolva ao investidor o dinheiro aplicado, o FGC irá garantir o valor de volta até 250 mil por instituição e por CPF. 

3. Letra de Crédito Imobiliária – LCI

Assim como o CDB, a Letra de Crédito Imobiliário é um título emitido por bancos e instituições financeiras.

Nesse caso, o que muda é o uso final do dinheiro: no LCI, o capital aplicado é revertido para financiamentos imobiliários

Um ponto muito importante e que faz com que muitos investidores optem pelo LCI é o fato de ser isento de tributo, fazendo com que os rendimentos gerados vá direto e inteiramente para o investidor. 

Além disso, o LCI é garantido pelo FGC e, por isso, está entre as melhores opções de investimentos seguros no Brasil para aplicar seu capital. 

4. Letra de Crédito do Agronegócio – LCA

E ao lado do LCI temos o LCA, a Letra de Crédito do Agronegócio. Sua lógica de aplicação é semelhante do LCI:

  • títulos emitidos por bancos e instituições financeiras
  • isento de tributos
  • garantido pelo FGC

O que muda, nesse caso, é o ramo em que o dinheiro do investidor será usado. No caso do LCA, as aplicações realizadas nesse produto são utilizadas em financiamentos do ramo agropecuário.

Afinal, a poupança é um investimento seguro?

Se pararmos para analisar única e exclusivamente o aspecto “segurança” do investimento na caderneta de poupança, ela é uma aplicação segura. 

Isso significa que, ao deixar o seu dinheiro ali, ele continuará aplicado, sem maiores riscos.

No entanto, no mundo dos investimentos, sabemos que apenas “deixar” o dinheiro em uma conta não é suficiente: a premissa de um investimento é fazer aquele valor gerar renda.

Por isso, a poupança não é uma indicação para quem está em busca dos investimentos mais seguros do Brasil. 

Para comprovar, vejamos o que aconteceu no cenário de 2020, em que a taxa Selic registrou o menor nível da história.

Com a baixa da taxa e a poupança rendendo apenas 70% do índice, a inflação, que registrou 4,52%, fez com que o valor investido perdesse poder de compra. Resultando, assim, na perda de dinheiro. 

Por isso, não indicamos a poupança como uma alternativa para os seus investimentos. 

Invista seu dinheiro com segurança na MatchMoney

Por fim, falando em investimentos seguros no Brasil, não poderíamos deixar de citar a nossa plataforma de aplicações. No quesito segurança, a MatchMoney também é uma alternativa de investimento renda fixa que você pode considerar.

Apesar de operar na modalidade peer-to-peer lending, você pode prever os seus ganhos ao final do investimento antes mesmo de aplicar o seu dinheiro. 

Além disso, nós trabalhamos com a modalidade peer-to-peer lending, assegurando a segurança da sua aplicação por meio de imóveis que são utilizados como garantia do empréstimo tomado. 

Assim, você pode aplicar seu capital com tranquilidade, sabendo exatamente a sua rentabilidade ao final do prazo.  

Achou interessante? Então, acesse o simulador para entender quais serão seus ganhos ou abra uma conta gratuita para começar a investir com inteligência.

Comentários