Conheça as características de um investidor com perfil arrojado e descubra os melhores produtos para a carteira de investimentos desse grupo. 

Se você já pensou em começar a investir, certamente se deparou com um teste de perfil do investidor ou suitability, como também é conhecido. 

Essa ferramenta, mais do que apresentar sua personalidade no mundo dos investimentos, é fundamental para direcionar a escolha de bons produtos.

No entanto, ao se deparar com o resultado do teste, muitas pessoas ainda ficam em dúvida do que a resposta significa, sobretudo quando se depara com os termos “agressivo” ou “arrojado”. Afinal, o que é um investidor arrojado? Como isso pode influenciar as minhas aplicações?

Abaixo, veja o que caracteriza o investidor desse perfil e quais as aplicações são mais indicadas para conquistar bons resultados em rentabilidade. Vamos lá!

Afinal, o que é um investidor arrojado?

O investidor arrojado é um tipo de perfil de investidor. Também conhecido como agressivo, pessoas que se encaixam nesse grupo aplicam o seu dinheiro sem receio dos riscos, pois o seu foco é conseguir o maior retorno possível.

Em suma, um investidor com perfil arrojado tem profundo conhecimento do mercado financeiro e está familiarizado com as oscilações das aplicações — ele até mesmo espera que elas aconteçam. 

Entre os dois pilares que formam o perfil arrojado, pode-se dizer que os indivíduos desse grupo possuem ambição a altos ganhos e tolerância à perda. 

Ou seja, mais do que ser tolerante com a ideia de colocar o seu capital em risco, o investidor com perfil arrojado precisa ser capaz de lidar com a perda, caso ela ocorra. 

Além disso, para esse tipo de investidor, a segurança não é o bem mais precioso, como no caso de investidores conservadores. Pelo contrário, seu objetivo é fazer o seu patrimônio render o máximo de juros, pois a rentabilidade é o seu grande propósito.

No entanto, apesar de ser conhecido como um perfil ousado, o investidor arrojado sabe a importância de uma reserva de emergência, e antes de partir para as aplicações mais arriscadas, ele mantém sua reserva em um investimento de renda fixa, que apresenta mais segurança e liquidez — ou, ao menos, é o que todo investidor deveria fazer.

Leia também: O que é investimento renda variável: guia completo para começar a aplicar

5 principais características de um investidor com perfil arrojado

1. Conhece profundamente o mercado financeiro

Em geral, investidores arrojados possuem um conhecimento mais aprofundado do mercado financeiro, e entende os riscos de cada ativo em que aplica o seu patrimônio

Por mais que muitos tenham um gestor de investimentos responsável por acompanhar a volatilidade  do produto, o investidor agressivo, devido aos riscos ao qual se submete, quando não tem tempo de realizar as próprias aplicações, sabe como gerir e prefere acompanhar o que está acontecendo no mercado ativamente. 

2. Deseja retornos financeiros muito acima da média

Outra característica de um investidor com perfil arrojado é a expectativa de retorno muito acima da média.

Em geral, aplicações mais conservadoras, sobretudo os produtos em renda fixa, são famosos pela segurança, mas em termos de rentabilidade nem sempre apresenta resultados expressivos.

Desse modo, o investidor agressivo é aquele que está em busca do maior retorno em juros possíveis, e entende que isso pode não se concretizar, mas está disposto a correr o risco. 

3. Prefere investimentos a longo prazo

Ao começar a aplicar dinheiro, todo investidor se depara com o fato de que o tempo é uma das variáveis que mais influencia o rendimento do investimento.

Isso significa que quanto mais o seu recurso permanece investido em uma aplicação, possivelmente maior será a rentabilidade ao final do período. 

Por isso, como o investidor de perfil agressivo deseja o maior rendimento possível, ele tende a apostar em produtos de longo prazo. 

Segundo a definição da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), o investimento de longo prazo é aquele que permanece aplicado por mais de 10 anos. 

Sendo assim, é comum que os investidores com perfil arrojado prefira aplicações de longo prazo. Isso significa que se ele visualiza bons resultados no futuro, ele está disposto até a perder dinheiro pelo caminho. 

4. Não tem medo de perder dinheiro

O que define um tipo de investidor é o seu apreço aos riscos e, sobretudo, a tolerância a perdas. 

Isso significa que um investidor arrojado, que não possui medo de perder dinheiro em uma aplicação, caso invista R $20 mil reais em um produto, e após alguns dias veja apenas R $10 mil reais ali, não irá se desesperar por isso. 

Mas continuará com a aplicação rodando, acompanhando as oscilações, esperando que ao final do prazo tenha uma excelente rentabilidade. 

O que pode acontecer, porém, é que um investidor que não possui esse perfil acabe realizando investimentos em produtos de alto risco por falta de conhecimento. Esse é um perigo enorme, pois esse investidor pode acabar colocando seu patrimônio em risco sem esse ser seu objetivo.

Por isso, o primeiro passo sempre deve ser entender o seu perfil de investidor e estudar o mercado incansavelmente, para que você ter consciência das decisões que irá tomar.

5. Mantém um portfólio de investimentos

Exatamente por estar ciente dos riscos, o investidor com perfil arrojado certamente é adepto ao portfólio de investimentos

Ou seja, ele compreende a importância de não apostar todas suas fichas em um único produto, e se resguarda de possíveis perdas com investimentos em diferentes aplicações. 

Essas diferentes aplicações são realizadas em diversos ativos e tipos de investimento, para garantir que durante sua vida o investidor agressivo possa ganhar com rentabilidades diversas. 

Se identificou com a descrição acima? Então, seja bem vindo ao perfil arrojado. Agora vamos conhecer as principais aplicações para esse tipo de investidor. 

Onde aplicar? Principais investimentos para investidor arrojado

Os principais investimentos do perfil agressivo são:

  • ações individuais de empresas;
  • fundo de ações;
  • fundo multimercado;
  • fundo cambiais;
  • certificado de Operações Estruturadas (COE);
  • bitcoin.

É importante lembrar que alguns tipos de investimentos, como os fundos de investimentos multimercado, podem ter diferentes tipos de liquidez. Desse modo, você pode encontrar aplicações com liquidez (D+1) ou até D+30. Nesse caso, caso você precise resgatar o valor, ele somente será liberado após 30 dias — e continuará sofrendo oscilações até o prazo final para cair em sua conta.  

Leia também: Como investir corretamente: 5 dicas essenciais para não errar

Identificou o seu perfil como arrojado? Então veja nossas dicas finais!

Agora que você sabe o que é investidor arrojado e se identificou com o perfil, chegou a hora de descobrir algumas dicas extras essenciais para garantir o sucesso de suas aplicações:

1. Evite correr riscos que você não conseguirá arcar depois, se necessário

2. Saiba exatamente até onde você por ir em seus investimentos 

3. Aumente as aplicações de alto risco gradualmente, conforme for ganhando experiência 

Assim, você consegue realizar aplicar em produtos de alta rentabilidade, com um pouco mais de garantia! 

E para diversificar sua carteira de investimentos, considere as aplicações da MatchMoney como uma oportunidade para investir no mercado imobiliário. Em nossa plataforma, você pode aplicar em peer-to-peer com garantia imobiliária de retorno. 

No vídeo abaixo, você pode entender um pouco mais sobre a MatchMoney e sua modalidade de investimentos. Confira!

Gostou? Então faça uma simulação na plataforma ou abra uma conta gratuitamente para começar a investir com alta rentabilidade. 

Comentários