Já imaginou um empréstimo sem intermediação bancária, com juros mais baixos e maior flexibilidade de mensalidades? Ele existe e se chama empréstimo peer-to-peer lending! 

Quando você pensa em empréstimo, logo lembra da burocracia dos grandes bancos, as altas taxas de juros e a demora do processo? Pois saiba que com o empréstimo peer-to-peer essa não precisa ser uma realidade. 

Se você nunca ouviu falar na modalidade P2P lending, chegou a hora de ficar por dentro dessa operação que, além de muito vantajosa para quem necessita de crédito, pode ser uma forma de aumentar o retorno sobre investimento para quem deseja investir. 

Vamos lá!

O que é empréstimo peer-to-peer?

O empréstimo peer-to-peer lending é uma modalidade de crédito que não necessita de um banco ou financeira para ser realizado. 

Ou seja, é um empréstimo de valores financeiros entre partes, que acontece de forma direta, mediado apenas por ambas as partes. 

Isso quer dizer, então, que uma pessoa pode emprestar dinheiro a outra pessoa, ou até para empresas, sem a intermediação de instituições financeiras.

Dessa forma, o empréstimo peer-to-peer garante uma taxa de juros mais baixa do que a tradicional, vantagem interessante para quem precisa da solução e não deseja recorrer aos produtos bancários. Além de parcelas mais flexíveis e rentabilidade muito maior para os investidores.

Como o empréstimo entre pessoas funciona?

O empréstimo peer-to-peer, P2P ou entre pessoas, como também é conhecido, funciona da seguinte forma: os solicitantes oferecem propostas distintas em sites e plataformas.

E o investidor, que irá realizar esse empréstimo, escolhe aquela que proporciona o resultado esperado em relação a prazo, rentabilidade e liquidez de resgate. 

Na prática, temos de um lado da operação o tomador de crédito, que pode ser uma pessoa física ou uma empresa, e do outro lado está o investidor, a pessoa ou empresa que irá disponibilizar o dinheiro solicitado. Tudo sem a intermediação de bancos e instituições tradicionais

Assim, a empresa que precisa de um empréstimo pode consegui-lo de forma mais rápida e acessível, e o investidor, que ofertou o crédito, pode garantir um retorno mais alto do que o que é praticado no mercado tradicional. 

O P2P lending pode ser considerado um investimento de risco para os investidores mais conservadores, pois, apesar da alta rentabilidade, a inadimplência praticada por algumas empresas pode comprometer a segurança da aplicação.

Para se resguardar disso, então, o investidor deve buscar por operações peer-to-peer com garantia, como as oferecidas pela MatchMoney. Assim, ele possui a certeza de que receberá o valor aplicado acrescido dos juros na data determinada. 

Quem pode optar pelo empréstimo peer-to-peer?

O empréstimo peer-to-peer pode ser solicitado tanto por pessoas físicas quanto por empresas, o público maior desse tipo de crédito. 

Além disso, com rendimentos superiores aos produtos de renda fixa mais conhecidos do mercado, como a poupança e CDI, o P2P é uma classe de investimentos muito interessante para investidores pessoa física ou jurídica para diversificar a carteira e aumentar seus ganhos. 

Empréstimo peer-to-peer x empréstimo tradicional: quais as diferenças?

No modelo tradicional, os bancos e instituições financeiras são os responsáveis por todo o processo de solicitação, aprovação e cobrança de empréstimos. 

O serviço de crédito, no entanto, ao ser realizado dessa maneira resulta em muita burocracia e taxas de juros muito altas. 

Já o empréstimo peer-to-peer, apesar de também ser uma forma para conseguir crédito, é uma operação entre partes que surgiu com a finalidade de simplificar e baratear a solução. 

A seguir, vejamos quais as maiores diferenças entre o P2P e o empréstimo tradicional:

Análise de crédito mais rápida o solicitante 

Entre as diferenças entre o empréstimo peer-to-peer e o tradicional, podemos citar a rapidez e eficiência como a combo chave. 

Afinal, para começar, enquanto o processo de análise de crédito pode levar semanas para acontecer nos grandes bancos, nas fintechs esse processo é muito mais prático. Além de ser, em sua maioria, realizado de forma 100% digital

Juros mais barato para quem precisa do empréstimo

As altas taxas de juros podem ser um grande desafio para empresas e pessoas físicas que precisam de um empréstimo. Afinal, não podemos esquecer que o empreendedor que busca por crédito o faz porque precisa do valor, e não apenas para gerar uma nova dívida

Dessa forma, o empréstimo peer-to-peer é uma alternativa interessante para garantir taxas mais justas e parcelamentos mais flexíveis. 

Vantagens do empréstimo P2P

Prós para solicitantes

Taxas de juros mais amigáveis

Em geral, o empréstimo P2P lending é realizado por fintechs, empresas que não possuem a estrutura e custos de um banco ou financeira tradicional. 

Dessa forma, essas empresas conseguem oferecer juros mais baixos para quem solicita o crédito.

Facilidade na conquista do empréstimo

Quem já solicitou crédito em bancos tradicionais sabe a burocracia que é preciso enfrentar para ter o dinheiro em mãos. 

Assim, o empréstimo peer-to-peer abriu uma nova oportunidade para as empresas e pessoas físicas conseguirem o crédito necessário de forma facilitada. 

Pois, além da análise de crédito acontecer mais rapidamente, grande parte das empresas que oferecem p2p são fintechs de atuação 100% digital, mais um facilitador para o processo. 

Prós para investidores 

Previsibilidade de retorno 

Um grande benefício para quem entra na equação do empréstimo peer-to-peer como investidor, ou seja, como quem empresta o crédito, é a previsibilidade. 

Em geral, ao conceder o valor, o investidor já pode conferir exatamente o quanto receberá de retorno sobre o investimento. 

Maior rentabilidade

Outra vantagem para o investidor é a alta rentabilidade que se pode conseguir por meio do P2P. Muito maior do que a grande maioria dos produtos de renda fixa oferecidos no mercado de investimentos atualmente. 

Para se ter uma ideia, na MatchMoney é possível conseguir retorno superior a 444% do CDI e até 5 vezes maior do que o obtido na caderneta da poupança. Interessante, não é? Além disso, nós oferecemos operações P2P lending com garantia real, eliminando todo o risco que a modalidade poderia oferecer. 

Ao realizar o investimento em nossa plataforma, o investidor pode contar com a garantia de imóveis ou de recebíveis imobiliários, com pelo menos o dobro do valor aplicado, para não correr o risco de sofrer com a inadimplência dos tomadores do empréstimo. 

No vídeo abaixo, você pode entender como funciona o empréstimo P2P lending com garantia oferecido pela MatchMoney:

Vídeo: O que é peer-to-peer lending: descubra TUDO sobre o assunto

E se você gostou da nossa solução e deseja começar a investir, utilize o nosso simulador para prever os possíveis ganhos das suas aplicações ou abra uma conta gratuita para começar a aplicar.

Comentários