Confira alguns cursos gratuitos para aprender a investir que você deveria conhecer antes de começar a aplicar seus recursos no mundo dos investimentos.

Uma coisa é fato: o universo dos investimentos pode ser bem assustador (e arriscado) para quem começa a aplicar sem nenhum conhecimento. Ainda bem que sempre há cursos gratuitos para aprender a investir disponíveis na Internet! 

A verdade é que os momentos vividos nos últimos meses no Brasil e no mundo levaram muitas pessoas a repensar sua forma de lidar com o dinheiro. 

Entre a preocupação em criar uma reserva de emergência e a busca por fontes de renda extra, os investimentos também entraram no radar dos brasileiros. 

Prova disso são as mais de 2 milhões de pessoas que fizeram cadastro na Bolsa de Valores entre 2019 e 2020. 

Paralelo a isso, pudemos perceber também o aumento da procura por cursos online sobre os mais variados temas. Plataformas como Hotmart e Udemy, por exemplo, tiveram um aumento estrondoso no número de usuários em busca de formações livres.  

E, entre as procuras, as finanças pessoais e os investimentos conquistaram posições especiais. 

Por isso, se você também faz parte do grupo de pessoas que passou a se preocupar mais com as finanças e está em atrás de educação financeira de qualidade, esse conteúdo é para você!

Veja, a seguir, cinco cursos gratuitos para aprender a investir que você pode começar a assistir ainda hoje!

1. Quero ser um jovem investidor – Como começar a investir – B3

Para começar nossa lista de cursos gratuitos para aprender a investir, nada melhor do que uma indicação perfeita para os iniciantes, certo?

Afinal, quem já possui o mínimo conhecimento do mercado de investimentos sabe como pode ser complexo entender cada modalidade, conceito, siglas e termos

Na plataforma da B3 Educação, o Hub de educação financeira da Bolsa de Valores Brasileira, há diversos cursos disponíveis gratuitamente sobre finanças pessoais e investimentos. 

Entre eles, o “Quero ser um jovem investidor – Como começar a investir” é focado em quem tem muita vontade de começar a aplicar, mas não sabe nada sobre o mercado. 

Nele, você irá aprender:

  • os mitos e verdades sobre investimentos;
  • os conceitos básicos do mercado;
  • a diferença entre renda fixa e variável;
  • como funciona o cálculo de rentabilidade em diferentes modalidades; 
  • e as principais informações sobre as ações. 

Ou seja, tudo o que você precisa saber para começar a investir seus recursos com segurança e confiança. 

2. Investindo na prática – TradeMap 

Hospedado no site da maior empresa de educação do mundo, a Pearson, o curso “Investindo na prática”, oferecido pela TradeMap, é um coringa para quem quer fazer um apanhado geral sobre as aplicações financeiras.

Durante as aulas, você aprenderá sobre:

  • renda fixa e renda variável;
  • ações;
  • fundos de investimento e fundos imobiliários.

Uma excelente oportunidade de aprender como diversificar a carteira de investimentos, não é? E tem mais: além do acesso gratuito, ao fazer sua inscrição no curso, o aluno pode baixar uma apostila completa com as principais informações para aprofundar os estudos.

Outra vantagem do curso é a possibilidade de colocar em prática, na hora, o que foi aprendido nas aulas. Isso porque os alunos do infoproduto têm acesso às funcionalidades da plataforma TradeMap premium, pelo prazo de um mês, para fazer os estudos práticos. 

3. Como fazer análises de Investimentos – B3

Uma das maiores dificuldades de quem começa a investir em ativos é descobrir o momento certo de fazer as negociações. Afinal, quando é a hora de vender ou comprar uma nova aplicação? 

Ainda bem que existem cursos gratuitos para aprender a investir que respondem essa dúvida! 

Também disponível na plataforma B3 Educação, e desenvolvido pela Genial Investimentos, o curso “Como fazer análises de investimentos” é outra opção interessante.

Com mais de duas horas e meia de duração, o curso aborda, além das informações sobre investimentos em geral e a Bolsa de Valores, questões relacionadas à gestão de capital e de risco nas aplicações — temas extremamente relevantes para quem está começando agora no mundo dos investimentos.

4. Como investir na Bolsa de Valores – Vou na Bolsa 

Com mais de dez horas de aulas, o curso “Como investir na Bolsa de Valores”, da Vou de Bolsa, promete ensinar a começar a investir do zero. 

Para isso, as aulas contemplam desde os conceitos mais básicos e introdutórios, até o passo a passo para fazer a compra de uma primeira ação. 

Durante as aulas, você aprenderá sobre os mais diversos tipos de ativos, indo desde as ações, fundos imobiliários, até o investimento em criptomoedas como a Bitcoin

Além de ficar por dentro de como funcionam os riscos, a capitalização, a escolha da corretora de valores e outras informações que são essenciais para os iniciantes.

5. Como começar a investir em renda variável – Yubb

Todo mundo sabe que diversificar as fontes de renda e as modalidades de investimentos é muito importante para quem deseja conquistar a independência financeira. 

No entanto, para muitas pessoas, só de pensar em investir em renda variável e correr mais riscos já é motivo para desistir. 

Para fechar nossas indicações de cursos gratuitos para aprender a investir, temos o “Como começar a investir em renda variável”, da Yubb Cursos. 

Com a proposta de incentivar o investidor a partir para a renda variável com confiança, o curso é rápido e direto. 

Entre os temas abordados, são apresentados os principais produtos de renda variável, incluindo as ações, ETFs e os fundos imobiliários. Além de demonstrações práticas de como cada investimento é feito.

Gostou das nossas indicações? Já sabe qual dos cursos gratuitos para aprender a investir você fará primeiro?

Para continuar os estudos sobre o mercado de aplicações, confira também nossas indicações de livros, podcasts e canais no Youtube que são repletos de aprendizados sobre finanças e aplicações. Confira: 

Author

Head of Digital Marketing & Content na MatchMoney e investidor em evolução.

Comentários