Descubra quais as vantagens de investir em Tesouro Direto, os maiores diferenciais da modalidade e porque o título merece estar em sua carteira de investimentos.

Quando o assunto é investimento, a renda fixa é a primeira modalidade indicada para os investidores iniciantes. E, dentro dela, o Tesouro Direto é o título de maior destaque. 

Se você já pesquisou sobre o tema, certamente se deparou com muitas informações sobre como funciona e como começar a aplicar, certo? 

Mas se você ainda não se sente seguro para iniciar, não se preocupe, hoje vamos falar sobre as maiores vantagens de investir em Tesouro Direto. 

Quer ver quais são? Então continue a sua leitura!

O que é Tesouro Direto? 

Antes de falarmos sobre as vantagens de investir em Tesouro Direto, que tal relembrar (ou conhecer) o que é esse produto?

O Tesouro Direto é um programa de investimentos do Governo Federal, que tem como objetivo negociar títulos públicos, por meio de uma plataforma online.  

Considerado um dos produtos mais interessantes da modalidade de renda fixa, o TD apresenta três opções para que o investidor pessoa física possa realizar as aplicações, com diferentes formas de remuneração:

  • Tesouro Selic
  • Tesouro Prefixado
  • Tesouro IPCA+

Independentemente do título escolhido, na prática, um investimento em Tesouro Direto funciona da mesma maneira: o investidor “empresta” dinheiro para o governo, que utiliza os recursos para quitar dívidas e custear suas atividades e, em troca, devolve o valor aplicado, somado a uma remuneração percentual. 

Interessante, não é? E são muitos os benefícios de fazer um investimento em um título do Tesouro Direto. Quer ver? Então confira as maiores vantagens do produto a seguir.

Leia também: O que é tesouro direto, como funciona e exemplos de títulos para diversificar

Quais as principais vantagens de investir em Tesouro Direto? 

1. Grande segurança 

O Tesouro Direto é um dos títulos mais procurados para investir em renda fixa, a modalidade mais indicada para os investidores conservadores. 

Não à toa, a segurança é um dos maiores benefícios de aplicar no produto, que é um dos investimentos de menor risco do mercado.

Isso porque os títulos públicos emitidos na plataforma do Tesouro Direto são 100% garantidos pelo Tesouro Nacional, o órgão máximo do país, sendo uma das alternativas mais seguras, se não a mais, para aplicar o seu patrimônio — apesar da baixa rentabilidade.

2. Alta liquidez

Um título de renda fixa e segurança é o combo perfeito para fazer uma reserva de emergência, por exemplo, não é? E se ele oferecer alta liquidez? Melhor ainda. 

A possibilidade de solicitar o resgate rapidamente, caso precise, é, sem dúvida, outra das maiores vantagens de investir em Tesouro Direto. 

Assim, se você precisar resgatar o investimento para uma emergência, por exemplo, pode se beneficiar dessa grande vantagem, já que todos os títulos comercializados na plataforma oferecem alta liquidez, com resgate em um ou dois dias.

Aporte inicial acessível

Muitas pessoas desistem de investir devido à crença de que é necessário ter muito dinheiro para começar a aplicar em títulos financeiros. 

No entanto, o Tesouro Direto está aí para desmistificar essa ideia! Afinal, o investimento em alguns dos títulos públicos pode ser feito com um aporte mínimo de R$30,00. Um valor bem acessível para começar a investir, não é? 

Leia também: Dicas de investimento para iniciantes para começar a aplicar agora mesmo

3. Baixa volatilidade 

Quando falamos em investimentos, é bem comum que o primeiro pensamento seja a aplicação em ações e, com ela, a necessidade de acompanhar de perto o mercado e suas variações, o que exige tempo e muito conhecimento.

No caso dos títulos públicos, a baixa volatilidade pode ser considerada uma das grandes vantagens de investir em Tesouro Direto. 

Afinal, como são produtos que não sofrem tantas alterações diariamente, não há a menor necessidade de ficar acompanhando todos os dias. 

Sem contar que, se o investidor optar por títulos como o Tesouro Selic e Tesouro Prefixado, por mais que não saiba a sua rentabilidade real de imediato, pode saber o cálculo de juros aplicado e fazer uma previsão mais fiel. 

4. Investimento fácil 

Outro super benefício do Tesouro Direto, e que o torna a porta de entrada para muitos investidores, é a facilidade da aplicação. 

Na prática, por mais que o recomendado seja sempre estudar o mercado para entender no que você está aplicando o seu dinheiro, os títulos públicos são uma excelente escola para entender como o mercado de investimento realmente funciona.

Isso porque, ao optar pelo Tesouro Direto, o investidor pode empregar seus recursos de forma rápida e fácil, desde que tenha acesso à internet e uma conta aberta em uma instituição financeira ou corretora. 

5. Possibilidade de diversificação 

Imagine que você tenha um dinheiro guardado e queira investir. Aí, você pega todo o seu patrimônio e aplica em um determinado produto que, em uma pesquisa rápida, achou interessante.

Agora, pense que o investimento não tenha performado tão bem e, no fim, seu objetivo de ganhar mais dinheiro não seja concluído com sucesso — pelo contrário, pela falta de diversificação, você acabou perdendo dinheiro! 

É isso que pode acontecer com um investidor que pega todos os seus recursos e aplica em um único produto: o famoso colocar todos os ovos em uma única cesta. 

Nesse contexto, a possibilidade de diversificar é uma das vantagens de investir em Tesouro Direto que não pode ficar de fora da lista. 

Afinal, mesmo que você só possa investir em renda fixa na plataforma, é possível fazer uma diversificação interna, investindo um pouco em cada um dos três tipos de títulos disponíveis. 

Além disso, é possível emitir títulos de diferentes prazos, o que ajuda a fortalecer ainda mais as aplicações e resguardar os investidores e todos os valores aplicados.

Leia também: O que é portfólio de investimentos e dicas essenciais para montar a sua carteira

Diversifique seus investimentos com o Tesouro Direto

Se depois de todas essas vantagens, você está convencido de que o TD pode ser uma boa alternativa para seus investimentos, então chegou a hora de abandonar de vez a tradicional poupança. 

E para diversificar ainda mais o seu portfólio de aplicações, que tal conhecer outras modalidades de investimento, como o investimento em imóveis peer-to-peer lending da MatchMoney? 

Essa é outra possibilidade de investimento em renda fixa, com muitos benefícios, para você alocar seu patrimônio e ter um excelente retorno em rentabilidade — superando em até 5 vezes a poupança!

Portanto, assim como o Tesouro Direto, a MatchMoney oferece investimentos práticos, seguros, com alta liquidez e, o melhor, com um retorno financeiro muito interessante. 
Quer saber mais? Então faça sua simulação gratuita ou abra uma conta na plataforma.

Comentários